Sobre o Livro
A Esperança é o terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes, escrito pela autora Suzanne Collins e publicado em 2011 pela Editora Rocco.
A nação de Panem está oficialmente em guerra civil. Vários rebeldes, de todos os distritos, estão se levantando contra a Capital, que tem revidado com muita violência. Katniss Everdeen foi resgatada pelos rebeldes e levada ao Distrito 13, que afinal existe. Ele é governado pela presidente Alma Coin, que trabalha com os rebeldes para derrubar a Capital. Ela precisa que Katniss assuma o papel do Tordo, o símbolo da revolução, a fim de incentivar as pessoas a se unirem nessa luta e se libertarem do regime totalitário.
Apesar de ter consigo a salvo sua mãe e sua irmã Prim (que começaram a trabalhar como médicas) e Gale, Katniss não consegue se concentrar no seu papel de Tordo porque está preocupada com Peeta, que foi sequestrado pela Capital. Ele é obrigado a fazer aparições na TV pedindo para os levantes pararem, sendo mantido como refém e possivelmente sendo torturado.
A essa altura, após os Jogos e a guerra que se desenrola, Katniss está com a sanidade completamente destruída. Ela perdeu seu lar no Distrito 12, perdeu grandes amigos e perdeu Peeta. Ela nunca planejou incitar uma rebelião, mas precisa carregar consigo a responsabilidade por tantas torturas e mortes. Ela procura se concentrar na morte do Presidente Snow para botar um fim nisso tudo, essa é sua principal motivação. Ele que tanto manipulou seus sentimentos durante os Jogos Vorazes, sem Katniss saber que ele pode não ter sido o único a fazer isso com ela.
♦
Minha Opinião
Definitivamente o livro A Esperança é o que eu menos gosto dessa trilogia. Acredito que muitas coisas foram mal explicadas, perdeu tempo em coisas desnecessárias e passou correndo em acontecimentos importantes.
Falou-se bastante dessa guerra, muito tempo de preparação para ela, muita incitação para o país se unir, e quando finalmente começa, acaba se desenrolando de uma maneira muito simples e principalmente rápida, acelerada, e num piscar de olhos já acabou, tudo resolvido. Faltou um melhor desenvolvimento nas cenas de combate, além de mais importância e carga dramática nas mortes que ocorrem.
Vários personagens queridos e memoráveis tiveram um desfecho bastante inconclusivo, na minha opinião. Por tudo o que passaram e no papel que desempenharam ao lado da Katniss, achei que tiveram pouca importância na reta final do livro. Eles mal são lembrados ou ficamos sabendo com mais detalhes o que aconteceu com eles no fim, o que foi um pouco decepcionante, eles mereciam mais.
Mas preciso admitir que é impossível não ficar apreensivo e devorar as páginas quando toda a ação começa a acontecer. Katniss não tem um segundo para parar e racionalizar o que deve fazer, ela simplesmente age seguindo seus instintos de sobrevivência, o que acarreta consequências tanto positivas quanto negativas, e ela que lide com isso.
Ao fim de tudo, fiquei satisfeita que Katniss e Peeta conseguiram passar por tudo aquilo e sobreviveram para ficarem juntos (eu não teria perdoado se fosse diferente, haha). Claro que não estão ilesos, os traumas que passaram irão acompanhá-los para sempre, mas estão dispostos a se ajudarem mutuamente, continuar vivendo e acreditarem que é possível serem felizes. Ao menos foi um encerramento satisfatório.
Autor: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D’Elia
Editora: Rocco
Ano: 2011
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção Científica, Romance
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Trilogia THE HUNGER GAMES
- The Hunger Games (2008) — Jogos Vorazes
- Catching Fire (2009) — Em Chamas
- Mockingjay (2010) — A Esperança
Oi Renata, nunca li a trilogia, acredita? Não sou muito fã desse gênero literário, sou mega desacostumada a ler fantasia... Quem sabe um dia, né? Todo mundo fala tão bem dessa série! Um beijo :*
ResponderExcluirAh quem realmente não é muito fã de fantasia, distopia, futuros mirabolantes imaginados, talvez acabe não gostando muito mesmo pq acontecem umas coisas bem absurdas nesses livros, haha.
ExcluirNão sei se vc já assistiu aos filmes, mas é uma boa assistir (já que são mais rápidos) pra vc decidir se afinal gosta da história a ponto de ler os livros, ou não! kkk
Beijããão!
Ooi
ResponderExcluirEu adoro Jogos Vorazes, mas esse livro eu não consigo engolir até hoje kkk
----
Silviane Casemiro
Blog | Instagram
Hahahahh eu gostei dele, apesar de ser visivelmente inferior aos dois primeiros que são bem mais intensos e cheios de acontecimentos. Ainda assim dá pro gasto! ;D
ExcluirBeeeijos!
Eu assisti aos filmes antes de ler os livros. Aliás, eu li os livros ano passado e fiquei apaixonada, não sei porque não tinha lido antes.
ResponderExcluirDaqui uns anos, quero reler novamente.
Beijos
https://recolhendopalavras.blogspot.com/
Somos duas então! Também fui assistir aos filmes primeiro pra saber se gostava e se valeria o meu tempo pra ler a trilogia inteira, hahaha. O resultado: sim, valeu muuuuito a pena! Amo tanto os livros quanto os filmes!
ExcluirBeijos!