Agosto foi um dos meses mais
corridos do ano para mim. Não só foi o mês da minha volta às aulas na
faculdade, ter que absorver muita teoria que os professores dão, além dos
trabalhos que já temos que começar a pensar no que fazer, mas também me propus
a participar do primeiro BEDA (Blog Every Day August), promovido pelo
Rotaroots.
Eu fiquei muito assustada com
a ideia de ter que postar todos os dias, não sabia se eu iria dar conta, afinal
até então eu já lutava para tentar postar pelo menos três vezes por semana. Mas
resolvi encarar o desafio, testar minha capacidade, deixar a preguiça de lado.
Eu sabia que se eu me organizasse e me programasse, daria tudo certo, e foi o
que eu fiz (quer dizer, mais ou menos).
Confira todas as etapas que eu
passei para que a minha participação no BEDA fosse um sucesso:
1. TEMAS FIXOS
Pelo menos EU não teria
conseguido me organizar se tivesse decidido postar qualquer coisa que me desse
na telha, aleatoriamente. Eu teria ficado muito perdida, sem saber quais posts
já foram ao ar e quais não foram. O primeiro passo que tomei para o BEDA foi
fazer uma seleção de temas que iriam ao ar em cada dia da semana.
- Segunda: Como eu já estava
participando do Desafio das 52 semanas, cujos posts vão ao ar toda
segunda-feira, eu defini que continuaria postando esse tema nas segundas.
- Terça: Há muito tempo que eu
queria fazer posts específicos de wishlist, vários livros que eu queria ter,
DVDs, bolsas e mochilas, defini então que às terças-feiras esses posts iriam
finalmente sair do papel e aparecerem no blog.
- Quarta: Há algum tempo eu li
e resenhei uma série de quatro livros, mas ainda não tinha publicado.
Aproveitei então que o mês tem quatro quartas-feiras, e decidi postar a resenha
da série inteira, um livro por semana.
- Quinta: Eu gosto muito de
fazer listas dos meus filmes e séries favoritos, filmes que recomendo, canais
favoritos, tudo tem uma lista para mim. Resolvi então fazer esses posts de
algumas listas aleatórias que eu tinha, tais como todos os seriados que
terminei de assistir e também os que vou começar a assistir, documentários que
assisti na Netflix e adorei, os canais no Youtube que gosto muito de
acompanhar.
- Sexta: O BEDA deu um UP
legal para a categoria de TAGs no meu blog, o que me deixou muito feliz. Eu não
sabia se as pessoas ainda gostavam de TAGs por escrito (o que tá bombando mesmo
são TAGs por vídeos), mas eu resolvi largar mão e fazer logo o que eu queria.
Eu não faço vídeos para o Youtube, e só por causa disso não iria participar de
TAG nenhuma? De jeito nenhum! Respondi várias TAGs no meu blog por escrito
mesmo e me diverti muito.
- Sábado: No sábado eu
reservei para participar das blogagens coletivas dos grupos que participo no
facebook, tais como o Mais Que Palavras (+QP), o Lente Criativa e até o próprio
Rotaroots.
- Domingo: E no domingo,
deixei para fazer um post contando como foi a minha semana e recomendar outros posts
legais dos meus blogs favoritos, simples assim.
2. PLANILHA
Descobri que ter uma planilha
no excel do mês de agosto com todos os posts já marcados em todos os dias do
mês ajuda muito! Foi ótimo ter pensado previamente quais posts iriam ao ar e em
quais dias. Eu só precisava abrir a planilha para saber quais posts já tinham
sido escritos e quais ainda não tinham, quais precisavam ir ao ar e quais já
tinham sido postados no blog. Eu recomendo fortemente que vocês tenham uma
planilha dessas para se organizarem com o blog ao longo do mês, é sucesso
garantido. Eu pelo menos já não me imagino mais sem.
3. POSTAGENS ADIANTADAS (sqn)
Essa eu confesso que falhei no
que tinha programado fazer, mas não houve danos. Eu tinha planejado ficar uma
semana adiantada com os posts, já ter os próximos sete posts feitos e prontos
para serem publicados, dessa forma eu ficaria mais tranquila, sem correria. Mas
não foi o que aconteceu.
Por algum motivo, eu não
consegui fazer isso. Todos os posts do BEDA que foram ao ar, foram feitos por
mim apenas um dia antes, no dia anterior, e não uma semana antes, como eu
pretendia. Eu sabia que era muito arriscado, e se chegasse o dia em que eu não
estava a fim de fazer post nenhum? No máximo que eu adiantava de vez em quando
eram só dois ou três posts, mas não sete. Ainda assim, para a minha surpresa,
eu fiquei empolgada com o BEDA por um longo tempo, mais da metade do mês, e por
isso eu não cansei tão cedo de fazer posts e raríssimos foram os que atrasaram.
4. DIVULGAÇÃO
Assim que eu terminava de
fazer um post novo e já programava para ir ao ar, eu fazia duas imagens para
divulgar o post nas redes sociais: uma retangular para divulgar na fanpage e no
twitter do blog, e outra quadrada para divulgar no instagram do blog. Nessas
imagens eu colocava qual número do BEDA era (ex: BEDA #07, BEDA #18, BEDA #23),
colocava o título do post e também o link do blog.
Assim que o post ia ao ar,
todos os dias às 10h, eu já divulgava o link nas planilhas que o Rotaroots
disponibilizou durante o BEDA, divulgava no twitter de manhã, no instagram de
tarde e na fanpage de noite.
CONCLUSÃO
Eu teimo demais em postar no
blog qualquer coisa que me der na telha, aleatoriamente, sem planejamento ou
programação, e isso nunca é uma boa coisa para mim. Eu fico perdida sobre quais
posts foram ao ar ou não, não sei quais posts são urgentes e quais não são,
fico toda desorganizada, desanimo e não quero postar mais, daí acabo sumindo
daqui por um tempo.
A melhor coisa a se fazer, que
sempre deu certo todas as vezes que usei essa técnica, é: planejamento e
programação. Botar no papel todos os posts que eu quero fazer para aquele mês,
depois encaixar cada um desses posts na planilha do mês, exatamente no dia que
eu quero que ele vá ao ar. Desse modo eu consigo olhar a coisa de uma forma
geral e me programo melhor com meus afazeres.
0 comments