Cada um tem a sua própria
forma de se organizar nos estudos, o que funciona para um, pode não funcionar
para outro e isso é normal. Nesse post vou falar como é que EU me organizo, o
que funcionam para MIM no momento. E lembrando que nunca é algo fixo. Ao longo
do tempo eu posso descobrir novas maneiras de me organizar ou descobrir que
outras nem são tão eficientes assim, mas o importante é testar e ver se algo
vai te ajudar a se organizar com os estudos.
Lembrando que estou tendo aulas de segunda a sexta através do Descomplica, que é um cursinho online preparatório para prestar Enem e vestibulares. E também com o Ferreto, que foca especificamente em matemática para quem tem uma dificuldade maior nessa matéria.
Primeiro de tudo, no meu computador, eu criei uma pasta chamada “Estudos”, dentro dela eu criei outra pasta chamada “Enem Extensivo 2019”, e dentro ainda dessa pasta eu criei várias outras pastas, cada uma leva o nome de uma matéria (Biologia, História, Química etc.) para dentro de cada uma delas eu colocar os materiais de apoio das aulas conforme vou assistindo.
Ainda dentro da pasta “Enem
Extensivo 2019” eu tenho um documento do Word que é onde eu anotei todas as
matérias, os nomes de cada professor que dá essas matérias e também dizendo se
gostei, se foi mais ou menos ou se não gostei. Dessa forma eu pude montar meu
Cronograma apenas com as aulas dos professores que mais gostei, que curti a didática e que quero assistir as aulas sempre.
__________
E tenho também quatro Excel que uso para me organizar. O primeiro é o Cronograma de Estudos 2019. Esse foi eu mesma que criei com horário para tudo: acordar, assistir as aulas, fazer os exercícios, arrumar a casa, fazer o almoço, almoçar, lavar a louça, dormir etc. Tudo o que estiver incluso no meu dia-a-dia:
__________
Meu segundo Excel é o Controle de Erros e Acertos. Após
assistir a aula e fazer os 10 exercícios disponíveis no material de apoio
daquela aula, nesse arquivo eu abro a aba dessa matéria, escrevo o nome da
aula, coloco a data, depois coloco quantas questões eram, quantas acertei e
quantas eu errei. Daí o arquivo automaticamente contabiliza a porcentagem dos
seus erros e acertos não apenas dessa aula, mas também da matéria como um todo
ao longo do ano. Eu achei fenomenal para você saber quais matérias você está
indo bem e quais não está tanto assim e que precisam de uma atenção maior sua:
Nesse arquivo você também pode
colocar as redações que você fez, a data e a nota que você recebeu, daí automaticamente
aparece um gráfico que mostra a sua evolução:
E como se não bastasse isso
tudo, tem também uma aba onde você anota as provas e simulados que você fez
para treinar, coloca a data que você fez, o número de questões, seus acertos e
erros e só. Automaticamente ele vai calcular a porcentagem dos seus erros e
acertos e mostrar também um gráfico da sua evolução. Demais!
__________
Meu terceiro Excel é o Redação Nota 1000. Nele eu anoto as
redações que eu faço ao longo do ano e a data. Daí coloco a nota que eu recebi
em cada uma das cinco competências, que ele sozinho vai calcular a Nota Total e
também mostrar nas próximas abas os gráficos da minha evolução ou queda em cada
uma dessas cinco competências. É bom para saber também o que precisa ser
melhorado:
__________
E por fim meu quarto Excel é o
Cronograma Semanal. A cada semana eu
mesma crio uma coluna nova com a nova semana e todas as aulas daquela semana
que eu preciso estudar, e isso inclui não só as aulas básicas do Descomplica,
mas também as aulas de matemática do Ferretto. E
a cada aula assistida e exercícios feitos, eu coloco um "OK"; dessa forma eu
consigo me organizar para saber quais aulas eu já assisti, quais exercícios da
aula eu já fiz e quais que ainda não e preciso correr atrás disso.
Esse Cronograma Semanal eu
peguei na verdade do Drive da Marcela Alvarenga e adaptei para mim. Você
também pode pegar no Drive dela e adaptar para você se você quiser:
__________
E sem ser arquivo do
computador: Eu faço todas as minhas anotações em folhas de fichário, consigo me
organizar melhor assim. Tenho também um plástico dentro do fichário onde coloco
todos os exercícios das aulas do Ferretto que eu imprimi e resolvi.
Tenho um caderninho pequeno e
velho que eu não usava pra nada, agora eu faço nele todos os exercícios do
material de apoio (ex: Literatura 22/02: 1.d, 2.b, 3.c, 4.b etc.), depois
corrijo no gabarito e anoto no Controle de Erros e Acertos quantos eu acertei e errei.
Por fim, mas não menos
importante, eu tenho o Planner 2019
que comprei da Marcela Alvarenga (@canaldamarcela)
onde eu anoto meus compromissos, aulas atrasadas para assistir, exercícios
pendentes para resolver, provas para treinar, redação para fazer, etc. O bom é
que cada dia está dividido entre Manhã, Tarde e Noite, assim você anota em qual
período você pretende fazer aquilo, sem se prender a um horário fixo. Está me
ajudando bastante isso porque antes eu costumava anotar essas pendências num
caderno qualquer que nem costumava consultar todos os dias, então acabava me
perdendo e deixava de fazer alguma coisa.
E por enquanto é isso tudo o que está funcionando para mim. TODOS essas planilhas em Excel que eu citei estão disponíveis no meu Drive, para quem tiver interesse: CLIQUE AQUI. E o meu drive de estudos, CLIQUE AQUI.
0 comments