Bienal do Livro SP 2022 (que perdi)


Esse post é mais um lamento e uma saudade daquilo que não vivi, haha.

Desde 2012 que costumo ir à Bienal do Livro sempre que ela acontece aqui em São Paulo. E desde 2014 que faço posts aqui no blog contando como foi o evento:

• Bienal de 2014
• Bienal de 2016: Parte 1, Parte 2 e Parte 3
• Bienal de 2018

Era para ter acontecido a Bienal de 2020, mas como todos sabemos, não rolou por conta da pandemia e quarentena, não podia haver aglomeração. Apesar de triste, só me restava aceitar e esperar pela próxima Bienal em SP que seria em 2022, e esse momento finalmente chegou.


Eu fui com a minha mãe logo no primeiro dia (02/07, um sábado). Por ser final de semana, o lugar estava extremamente lotado mesmo sendo enorme, mal conseguia andar por lá direito e ver as coisas, tinha filas e mais filas para tudo. Mas eu não me preocupei muito porque estava planejando voltar no meio da semana, quando normalmente está mais tranquilo de andar, além também de voltar no último domingo. Porém não aconteceu.

Acabei pegando covid nesse dia na Bienal e fiquei muito mal. Tive febre, dor de cabeça, calafrios, moleza no corpo, uma gripe muito forte e depois tosse que demorou para passar. Claro que eu me isolei e não fui para lugar nenhum, para não passar para ninguém, e felizmente minha família que mora comigo conseguiu passar ilesa também.

Eu melhorei depois de um tempo e negativei para a covid, mas perdi toda a Bienal, depois de ter passado quatro anos esperando por ela. Agora o negócio é esperar mais dois anos para acontecer em São Paulo de novo, e torcer para que em 2024 as coisas estejam melhores do que agora.

Bom, separei algumas fotos oficiais da própria Bienal do Livro só para saber um pouco como foi o evento:











Bom, paciência, segue em frente que tem outros eventos para participar, haha, e é verdade.

Até a Bienal do Livro SP 2024!




Imagens: Divulgação/Bienal do Livro

4 comments

  1. Oi Renata,
    Que triste, eu te entendo. Ainda não pude ir numa Bienal e quero muito poder ir. Sinto muito por não ter conseguido fazer nem metade do que queria... Fiquei sabendo que esta Bienal foi uma das mais lotadas da História. E que foi assim na maior parte dos dias. Vamos ficar na torcida que a próxima ainda seja infinitamente melhor para nós duas e que possamos aproveitar ^^
    Bjos,
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina nem me fale, a procura pela Bienal tem crescido muito, ano após ano, e se por um lado isso é bom, o interesse do público por eventos literários, por outro lado a própria Bienal tem que se preparar mais pra receber esse demanda gigantesca! Então vamos torcer para que na próxima esteja melhor e a gente consiga ir siiim!

      Beeeijos!

      Excluir
  2. Poxa vida Renata, não acredito! Mas com certeza surgirão novas oportunidades e novas bienais, não fique triste. Acho que estava todo mundo ansioso para essa bienal, depois do cancelamento de 2020, por isso a superlotação, né? Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, triste, mas pra quem esperou quatro anos, o que é esperar mais dois? kkkkcry
      Brincadeiras à parte, está tudo bem, tem outros eventos ainda esse ano que tbm vou participar e tô animada, e quem sabe eu não me planejo pra ir na Bienal do Rio no ano que vem?

      Beijooos!

      Excluir