10 anos de Livro de Memórias – uma década de histórias!


Há exatamente 10 anos, no dia 3 de maio de 2013, eu estava empolgada criando esse blog, escolhendo um layout gratuito qualquer e escrevendo meu primeiro post de inauguração. Era o início de algo muito especial na minha vida e que eu já sabia que me acompanharia por muito tempo.

De lá pra cá muita coisa mudou, EU mudei, e o blog refletiu isso, o que é ótimo porque era exatamente essa a ideia, o propósito dele, documentar todas as fases da minha vida, sempre gostei de fazer isso. Comecei escrevendo no finado Fotolog (2007), depois passei para o Tumblr (2011) e por fim criei esse blog (2013) onde estou até hoje.

E mais do que falar sobre a minha vida, eu também sempre gostei de fazer resenhas de todos os livros que eu lia, filmes e séries que assistia, jogos que jogava. São entretenimentos que eu amo muito, faziam parte de mim e por isso que eu gostava de falar sobre eles aqui nesse espaço, além de tantos outros assuntos.


Eu tinha 22 anos e tinha acabado de começar minha faculdade de Rádio, TV e Internet. Em meio à minha adaptação com a correria dos estudos, trabalhos e provas, eu achei que seria uma ótima ideia criar um blog pra fazer resenhas de todos os livros que eu lia e também falar um pouco da minha vida, hahaha.

Eu criei esse blog 100% influenciada pela Pam Gonçalves, que em 2013 tinha um blog literário chamado “Garota It”, e fiquei com vontade de ter o meu também. Eu amava e me inspirava no conteúdo dela, sempre sendo influenciada a ler mais livros também. Foi assim que esse blog nasceu, inicialmente se chamando Resenhando Books, um lugar onde eu escrevia principalmente resenhas de todos os livros que eu lia (o que não eram poucos).

A partir de 2014 eu resolvi tornar ele mais diversificado, falar mais sobre mim e sobre tantos outros assuntos que eu gostava, então o nome dele precisou mudar. Primeiro ele se chamou Cenas do meu livro de memórias, mas logo depois eu encurtei para Livro de Memórias, que é o nome perfeito para descrever esse meu cantinho na Internet.

Além dos livros, eu passei a escrever resenhas de filmes e séries também, e mais tarde vieram os jogos. Eu também falava sobre meu cotidiano, decoração e organização, estudos, eventos que eu ia, passeios que fazia, trabalhos da faculdade, redes sociais, textos pessoais e reflexivos... enfim, um pouco de tudo o que eu sentisse vontade no momento.

Claro que houve épocas que eu não sentia vontade de blogar e acabava deixando o blog de lado, ao invés de me obrigar a escrever qualquer coisa só pra manter isso aqui atualizado, sempre procurei respeitar as minhas próprias vontades. Mas nunca abandonei de fato, sempre soube que voltaria pra cá em algum momento.


Para comemorar essa primeira década (de muitas outras que virão, espero), fiz um resuminho com os melhores momentos de cada um dos anos:

2013

  • Post em destaque: Apresentação
  • Motivo: Eu não falei de outro assunto nesse ano além de livros, então fica como destaque o primeiro post de apresentação com várias frases legais de autores sobre livros.
  • Resumo do ano: Eu tinha 22/23 anos, tinha acabado de começar minha faculdade de Rádio, TV e Internet e ainda assim consegui fazer muitos posts no blog exclusivamente sobre livros, tanto resenhas quanto lançamentos literários. Estava empolgada com o blog que era uma novidade na minha vida.

2014

  • Post em destaque: TV Cultura: Exposição "Castelo Rá-Tim-Bum 20 Anos" e coisas antigas
  • Motivo: Esse foi um post que fez um pequeno sucesso por conta que eu realmente fui na TV Cultura e fotografei de perto os figurinos originais usados no Castelo Rá-Tim-Bum, foi muito legal.
  • Resumo do ano: Eu tinha 23/24 anos e estava no meu segundo ano da faculdade. O blog teve bem mais posts do que o ano anterior e comecei a falar um pouquinho de tudo o que eu queria (mas sem parar as resenhas).

2015

  • Post em destaque: Desafio das 52 Semanas
  • Motivo: Um desafio que levou o ano inteiro pra ser realizado e que me orgulho pelo fato de não ter desistido no meio do caminho, haha.
  • Resumo do Ano: Eu tinha 24/25 anos e estava no meu terceiro ano da faculdade. Participei do “Desafio das 52 semanas” e de algumas blogagens coletivas como o “Lente Criativa” (fotografar mais) e “+QP” (escrever mais), além do BEDA 2015 (Blog EveryDay August). Por conta disso tudo que foi o ano que teve mais posts da história do blog!

2016

  • Post em destaque: Como foi na Bienal do Livro SP 2016 [Parte 1]
  • Motivo: Fiz uma série de três posts contando como foi a Bienal do Livro SP 2016 que participei pela primeira vez como imprensa pelo blog e estava muito feliz com isso, haha
  • Resumo do Ano: Eu tinha 25/26 anos e estava no meu quarto e último ano da faculdade. O blog teve menos postagens porque eu estava surtando fazendo o TCC, haha, mas deu tudo certo no final.

2017

  • Post em Destaque: E aí, como ficamos com o blog? + Pequenas metas de lazer para 2017
  • Motivo: Post que eu falo justamente sobre a minha falta de vontade de blogar e mais umas metas pequenas de lazer que eu queria atingir.
  • Resumo do Ano: Eu tinha 26/27 anos. Aqui eu comecei a dar uma desanimada em blogar e fiz poucas postagens ao longo do ano só pra atualizar de vez em quando, mas sem muita vontade. Eu estava passando por uma fase difícil e acho que isso refletiu na minha ausência da blogosfera.


2018

  • Post em destaque: A primeira vez que fui na Brasil Game Show (BGS)
  • Motivo: Além da Bienal do Livro, eu também fiquei bem feliz de ter ido pela primeira vez, e como imprensa pelo blog, na BGS que é esse evento de games enorme.
  • Resumo do Ano: Eu tinha 27/28 anos. Continuava postando pouco, ainda sem vontade de blogar muito. Falei um pouco de alguns eventos que fui como imprensa graças ao blog (que ironicamente era atualizado bem pouco na época, haha).

2019

  • Post em destaque: Mais um ano de estudos em 2019
  • Motivo: Foi um ano que assinei um cursinho online e me dediquei aos estudos, então falei sobre isso nesse post.
  • Resumo do Ano: Eu tinha 28/29 anos. Estava empenhada em me dedicar aos estudos, somado ao fato de que continuava desanimada em blogar, foi o ano que teve menos posts no blog.

2020

  • Post em destaque: Voltando a blogar com layout novo 2020
  • Motivo: O post que marcou a minha volta oficial para o blog, com um novo layout e nova animação para blogar.
  • Resumo do Ano: Eu tinha 29/30 anos. A quarentena, passando mais tempo em casa, me fez ficar com saudade de voltar a blogar, retomar os tempos áureos, e foi maravilhoso. Documentei no blog vários momentos que foram marcantes na minha vida.

2021

  • Post em destaque: Os pets que já tive na vida
  • Motivo: Um post super nostálgico e muito especial pra mim onde falei sobre todos os pets que já passaram pela minha vida e que sou apaixonada até hoje.
  • Resumo do Ano: Eu tinha 30/31 anos. Esse foi um ano que além de documentar a minha vida, eu também retomei o costume de fazer resenhas de vários livros, filmes, séries e jogos que eu tanto gostava.

2022

  • Post em destaque: Ensaio fotográfico para demarcar meus 30 anos
  • Motivo: Claro que eu precisei registrar no blog o primeiro ensaio fotográfico que fiz na vida e que me deixou muito feliz com o resultado, então adoro esse post por conta disso.
  • Resumo do Ano: Eu tinha 31/32 anos. Tornei o blog exclusivamente um espaço pessoal porque criei o Livro de Nerdices para ser um espaço para as minhas resenhas de entretenimento. Estava muito feliz em me dedicar a dois blogs porque em ambos eu só falava de coisas que eu gostava.


Entre altos e baixos, me sinto feliz de ter sido “resistência” com relação à blogosfera e estar aqui até hoje, mantendo viva a arte do texto, em uma época em que as pessoas só querem consumir coisas pequenas e rápidas em formato de vídeo. E melhor ainda é saber que não sou a única, com tantas outras blogueiras incríveis que também mantém seus próprios blogs pessoais e que eu amo acompanhar.

Me sinto extremamente feliz e grata a cada uma das pessoas que tiraram um tempinho para visitar meu blog e deixar um comentário, ao longo de todos esses dez anos. Conheci pessoas maravilhosas desse jeito e pelas quais tenho um carinho especial até hoje, então muito obrigada!

Enfim, feliz 10 anos ao Livro de Memórias, e que venham mais pela frente com muito mais histórias para contar e documentar!


0 comments