Viagens ocasionais para o Rio de Janeiro e Petrópolis


No início de 2020, antes da pandemia começar, eu viajei pela primeira vez para o Rio de Janeiro, não só para passear e conhecer a capital do Rio, mas também para a cidade de Petrópolis onde mora um amigo meu de longa data. Foi a primeira vez na vida que viajei sozinha de ônibus para outro estado, uma experiência um pouco assustadora por ter sido a primeira, mas que depois acabei me acostumando nas vezes seguintes. Desde então, pelo menos uma vez por ano, rola de eu viajar para lá.

Sou suspeita pra falar porque amo viajar, seja pra conhecer lugares novos ou pra voltar em lugares que já estive, é sempre maravilhoso. Para mim, basta um convite que eu já estou arrumando as malas, haha. É uma pena que eu não tenho a oportunidade de fazer isso tanto quanto gostaria, então costumo aproveitar cada segundo do momento pra fazer durar o máximo que puder.

Catedral São Pedro de Alcântara

Petrópolis é uma cidade linda, perto das montanhas e com um contato bem próximo da natureza. E justamente por causa disso costuma ser bem fria. Já peguei dias congelantes e dias que o sol saiu e fez um calor agradável no máximo, mas nunca um calor escaldante. A cidade imperial fica há mais ou menos 1h da capital e foi planejada por D. Pedro II que não era muito praieiro e preferia climas mais amenos, haha


Túmulos de D. Pedro II e sua família
Palácio de Cristal onde acontecem eventos da cidade
A "casa dos sete erros"

Dá para conhecer vários lugares famosos, históricos ou badalados da cidade a pé mesmo. Eu fui à Catedral São Pedro de Alcântara e fiquei embasbacada não apenas pelo interior estilo gótico que é lindo demais, mas também porque é onde estão os sarcófagos onde descansam os restos mortais do imperador D. Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina, além da filha, a princesa Isabel e seu marido, o príncipe Gastão, Conde d’Eu. É impressionante para quem se interessa pela história do Brasil.

Cervejaria Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil (1853)

Também conheci o Museu Imperial, o Casarão Odin, o Pátio Petrópolis Shopping, o Palácio Rio Negro (residência de verão de antigos presidentes da República), a Casa Pellegrini, a Cervejaria Bohemia (primeira fábrica de cervejaria do país), o Palácio de Cristal (antiga estufa dada de presente para a princesa Isabel). Enfim, lugares incríveis que valem muito a visita. E ainda tem tantos outros que estão na minha lista para conhecer, como por exemplo a Casa de Santos Dumont que hoje é um museu.


Também cheguei a dar alguns rolês na cidade do Rio de Janeiro (embora não tantos quanto em Petrópolis). Fui ao Píer Mauá, conheci por fora o Museu do Amanhã, fui à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, na Cinelândia, nos Arcos da Lapa, na Escadaria Selarón. Andei de MetrôRio. Fui em Copacabana, na Pedra do Arpoador, em Ipanema, no Botafogo. Fui também na Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca, no Barra Shopping.

Em resumo, alguns dos principais pontos turísticos que não são clichês à toa, afinal foram o que tornaram aquele lugar famoso, então valem muito a visita de quem está passeando e conhecendo pela primeira vez. E está na minha lista um dia conhecer o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.


Costumo viajar de ônibus e de noite para ir dormindo, haha

Se pudesse, eu iria com uma frequência maior e conheceria cada vez mais lugares novos. É sempre um alívio para a alma. E claro que recomendo bastante visitar e conhecer esses lugares para se impressionar tanto quanto eu.


3 comments

  1. Que demais!

    Não conheço Petrópolis, mas é um dos poucos lugares do RJ que tenho vontade de conhecer! Por lá visitei a capital, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo só.

    E que legal que você foi sozinha! A primeira vez que entrei em um ônibus de viagem sozinha também fiquei bem cismada com tudo, mas depois acostumei e hoje amo viajar sozinha hahahha

    Adorei as fotos e o post!
    Abraços,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que SONHO poder conhecer todos esses lugares que vc já esteve por lá, dizem que é muito lindo! Quem sabe um dia né...
      Dá sempre um friozinho na barriga quando é a primeira vez né? Mas faz parte, depois fica tranquilo hahah

      Beeeijos!

      Excluir
  2. Eu amo demais Petrópolis, acho lindo e a história da cidade é linda.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir