Aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, a Brasil Game Show 2023 (BGS) entre os dias 11/10 (quarta-feira) e 15/10 (domingo). Essa foi a 14ª edição do evento e claro que mais uma vez eu estive presente porque adoro participar e cobrir esses eventos nerds.
Oficialmente fui como imprensa pelo Livro de Memórias, como sempre, porém na realidade eu cobri o evento principalmente para o blog e redes sociais do Nerdice onde sou gerente de comunidade e criadora de conteúdo. Por lá eu mostrei e contei em detalhes tudo o que rolou, então fica aqui o post para quem quiser conferir: Como foi a Brasil Game Show 2023
O evento sendo tão gigantesco e com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo em toda parte (concursos cosplays, palestras, shows, torneios de esports, personalidades famosas etc.) fica quase impossível de acompanhar tudo, é por isso que precisei não apenas escolher quais atrações eram prioridade para mim, mas também encaixar isso tudo com o trabalho de cobrir o evento, fotografar e filmar tudo o que fosse interessante.
Havia muitos estandes enormes e bem bonitos, com vários jogos que eram lançamentos para serem testados em primeira mão pelo público, além de oferecerem brindes e recompensas se participasse das ativações e brincadeiras que eles propunham.
Os dois estandes que foram a maior atração da BGS 2023 foram os da Nintendo (que participa do evento há quase dez anos) e o da Sega (participando pela primeira vez da BGS). O primeiro trouxe a novidade Super Mario Bros. Wonder que se tornou um dos maiores destaques da feira, e o segundo com Sonic Superstars que também não ficou atrás em termos de filas do público para ser testado.
Em contrapartida, grandes ausências foram notadas na edição desse ano. A Sony com o Playstation e a Microsoft com o Xbox ficaram de fora da BGS 2023. Algumas plataformas de transmissão de gameplays e lives como a Twitch, o Youtube Gaming e o Tiktok, que costumavam marcar presença no evento, também se ausentaram.
Uma área no evento que sempre chama a atenção e não decepciona é a Avenida Indie com diversos jogos brasileiros ou da América Latina. São projetos muito bons com grande potencial para crescer e virar um sucesso, e você ainda pode conversar diretamente com os desenvolvedores. Eu acho isso muito legal, fortalece a conexão do público com aquele jogo e seu criador.
Isso é particularmente interessante e importante para mim porque a Nerdice Creative Studio está atualmente trabalhando no desenvolvimento de um jogo e eu estarei nele como um NPC, hahaha. Ainda não posso dar nenhum detalhe, mas quando for lançado (sem previsão), vou passar a falar bastante dele em toda parte pra divulgar, e daí provavelmente estaremos entre os desenvolvedores da Avenida Indie para divulgar.
Bom, quando se trata da BGS, o rolê sempre vai muito além do horário da feira, começando bem cedo e terminando de madrugada. Toda manhã eu ia com amigos passear pela Liberdade, pelos cafés fofos e lugares legais e bem otakus. Aproveitamos pra fazer várias fotos e vídeos que vão virar conteúdo nas redes sociais nas próximas semanas.
Íamos para a BGS no meio da tarde, onde rolava mais fotos, vídeos e entrevistas para outros projetos (são vários rolando ao mesmo tempo, vou divulgar todos conforme forem saindo). E de noite, saíamos pra jantar em algum lugar, fomos no Bentô House (Liberdade), no Calçadão Urbanoide (rua Augusta) e até numa balada organizada por umas conhecidas que tinha o tema Cospobre Party, foi muito divertido e me acabei de tanto dançar (claro que fiquei quebrada depois, haha).
Aliás, em um dia na BGS 2023, eu fui com meu primeiro cosplay da vida! Eu me vesti de Barbie, a roupa de cowboy rosa que ela usa no filme. Era uma roupa simples que comprei na Shopee mesmo, veio o chapéu, a blusa, a calça e o lenço de amarrar no pescoço. Claro que eu não fiquei exatamente igual à Margot Robbie, hahahah, mas eu não queria ficar me estressando com detalhes, a intenção era só me divertir, haha.
E várias pessoas me reconheceram e pediram pra tirar foto comigo, foi muito legal! As que mais fizeram isso foram as crianças, que abriam um sorrisão quando me viam como Barbie, muito fofas, adorei a experiência.
Enfim, mais uma BGS que passou e mais uma vez que eu me diverti muito! Apesar de ser bem legal participar da feira, conhecer os jogos novos, admirar os outros cosplayers sensacionais, ganhar brindes etc., o meu divertimento não se resume apenas a isso. Passear por aí, conhecer pessoas novas e reencontrar outras que são queridas depois de tanto tempo para matar a saudade faz parte para que toda a experiência do evento seja memorável.
Apesar dos seus problemas, eu espero que a Brasil Game Show se fortaleça cada vez mais e continue proporcionando esses bons momentos que são tão especiais e que vou querer me lembrar pra sempre (por isso estou registrando aqui). Agora já estou ansiosa pela BGS 2024!
Que legal Re! Não conhecia o Nerdice. Vou dar uma olhada. E parece ter sido um evento bem divertido. Você foi de Elektra? Achei que ficou parecido hehe
ResponderExcluirJá tem alguns aninhos que conheci a BGS e curti demais! O evento ideal para quem curte todo tipo de jogos, principalmente os lançamentos. Agora tento bater o cartão todo ano hahah
ExcluirBeeeijos!