Melhores do Ano 2023


Chegamos àquele famoso post anual onde eu faço um balanço dos meus entretenimentos favoritos. Os livros, filmes, séries, jogos etc. que mais me marcaram ao longo do ano de 2023, independente de terem sido lançados nesse ano ou não.

Mais uma vez eu não consegui ler tantos livros, assistir tantos filmes e séries, jogar tantos jogos quanto gostaria, mas eu fiz o que pude de acordo com a minha própria vontade e tempo disponível, procuro respeitar isso e, portanto, não vou ficar me cobrando de nada, está tudo bem.

Então esses foram os meus favoritos do ano de 2023:

__________

MELHOR LIVRO: Uma Questão de Química, da Bonnie Garmus

Eu fui muito digitalmente influenciável esse ano por algumas blogueiras literárias que falavam maravilhas desse livro, somado ao fato de que iria ser lançada uma minissérie no Apple TV+ baseado nele, foi o que precisou para eu mergulhar nessa leitura. Que história maravilhosa e rica, cheia de acontecimentos e reviravoltas surpreendentes, abordando assuntos tão relevantes, eu amei e já virou um dos meus livros favoritos.

2º lugar: Loucos por Livros, da Emily Henry
3º lugar: Anne e a Casa dos Sonhos, da Lucy Maud Montgomery



MELHOR FILME: Barbie (2023)

O hype para esse filme estava alto desde o ano anterior, expectativas nas alturas, e quando finalmente estreou e fui assistir no cinema, fui surpreendida muito positivamente porque ele conseguiu superar minhas expectativas. O filme é muito divertido, engraçado, nostálgico e aborda temas muito importantes. Me marcou de tal jeito que eu até quis usar cosplay da Barbie na BGS e na CCXP desse ano. Maravilhoso!

2º lugar: Perdida (2023)
3º lugar: Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)



MELHOR SÉRIE: The Last of Us – 1ª temporada (HBO Max)

Eu não conhecia absolutamente nada do jogo em que essa série foi baseada, só sabia que era bom, então quando finalmente estrou na HBO Max, fui muito impactada com a história densa e absurdamente boa. Eu me envolvi com a história e os personagens, fiquei ansiosa pelos episódios semanais, vibrei nos momentos bons e me choquei nos momentos ruins. Adorei essa estreia e já estou na expectativa para a próxima temporada.

2º lugar: One Piece: A Série – 1ª temporada (Netflix)
3º lugar: The Marvelous Mrs. Maisel – 5ª temporada (Prime Video)



MELHOR MINISSÉRIE: Daisy Jones & The Six (Prime Video)

Como uma grande fã da Taylor Jenkins Reid e tendo amado o livro Daisy Jones & The Six, eu estava animada e ansiosa pela estreia dessa minissérie e não me decepcionei quando finalmente estreou. Toda a caracterização dos personagens, o jeito deles de ser, a ambientação com temática anos 70, as músicas maravilhosas e envolventes, estava tudo perfeito. Sou da teoria que minissérie é a melhor maneira de adaptar um livro (não é rápido como num filme e nem longo como numa série de várias temporadas).

2º lugar: Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton (Netflix)
3º lugar: Uma Questão de Química (Apple TV+)


MELHOR ANIMAÇÃO/ANIME: Spy x Family – 1ª temporada

Histórias fofas e engraçadinhas é comigo mesmo, então não tinha como eu não ficar curiosa quando todo mundo começou a comentar desse anime, que fez bastante sucesso quando estreou. Todos os personagens daquela “família” incomum guardam um segredo uns dos outros, e você fica apreensivo e curioso se vão conseguir manter assim. É um anime muito leve, fofo e gostoso de assistir pra se divertir.

2º lugar: One Piece – Ep. 1 ao 200
3º lugar: Fullmetal Alchemist: Brotherhood



MELHOR JOGO: Twinsen’s Little Big Adventure 2 Classic

Esse jogo é o favorito da minha infância, passei anos jogando quando era criança nos anos 90 até conseguir zerar e amo ele demais. Em 2018 eu descobri ele a venda na Steam e fiz questão de comprar e me acabar de jogar. E agora em 2023 de novo, mas dessa vez explorando várias coisas, passagens secretas e atalhos, que foram novos pra mim e que eu nunca tinha visto antes em todos esses anos, quase pareceu um jogo novo. Foi uma experiência muito marcante pra mim esse ano.

2º lugar: Cozy Grove
3º lugar: Stardew Valley


MELHOR MÚSICA: Howl’s Moving Castle, do Vitamin String Quartet

Eu descobri esse ano a banda Vitamin String Quartet, através da série Bridgerton, da Netflix, e me viciei. Eles adaptam várias músicas famosas para como se fossem clássicas, ao som de violino. Coisa mais linda e perfeita para deixar tocando de fundo enquanto estou envolvida em alguma atividade de estudo, trabalho, leitura, enfim, que preciso focar. A minha favorita, que ficou em primeiro lugar, foi essa música do filme O Castelo Animado (2004).

2º lugar: Dancing On My Own, do Vitamin String Quartet
3º lugar: Blinding Lights, do Vitamin String Quartet



__________

Listas completas de 2023:


  • Livros: 11 lidos
  • Filmes: 47 assistidos
  • Seriados: 12 séries (16 temporadas), 4 minisséries, 3 animações/animes e 2 reality shows
  • Jogos: 10 jogados
  • Música: 4.406 minutos ouvidos no Spotify

__________

Confira os melhores dos anos anteriores: 2020  2021  2022

Em 2024 eu quero voltar o costume de assistir um filme/série assim que ele for lançado, não deixar para depois, porque eu me conheço e muito dificilmente eu vou assistir tão cedo se o hype do lançamento passar. Eu perdi isso em 2023 e acabei deixando passar vários lançamentos legais que eu queria ver.

Também quero organizar e atualizar minhas playlists no Spotify que estão uma bagunça no momento. E por fim, a meta de ler 15 livros no ano continua em 2024, já que eu só li 11 livros em 2023, haha. Eu quero retomar o hábito da leitura que perdi recentemente após ter tentado ler um livro que não estava gostando e ter demorado pra abandonar.

Eu atualizo constantemente minhas redes sociais com tudo o que estou consumindo (Skoob, TV Time, Letterboxd), para quem quiser adicionar e acompanhar: Linktree Renata Carvalho.


6 comments

  1. Esse ano eu não assisti quase nada de filmes e séries. Vi Barbie nos últimos segundos de 2023 haha

    O livro da Emily Henry tá na minha tbr e eu já tô ouvindo os Vitamin String Quartet tocando Foo Fighters ♥

    Feliz 2024 Re e espero que seu ano seja iluminado e cheio de alegrias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai adorar Vitamin String Quartet se curtir músicas contemporâneas ao som de violino como se fossem clássicas, haha, achei essa pegada bem legal.

      Beeeijos!

      Excluir
  2. Oi Renata!

    Adorei teu post e fiquei super na vontade de replicar a ideia... posso?
    Que teu 2024 seja cheio de coisas bacanas e que você gosta. Estou torcendo que consiga emplacar as novas metas e vontades!

    Abração!

    p.s.: tenho uma opinião bem similar com a tua sobre o filme da Barbie :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode tudo minha linda! hahaha faça sim sua versão com os melhores do ano que vou adorar ler!
      E filme da Barbie sendo revolucionário e marcante nas nossas vidas <3

      Beijooos!

      Excluir
  3. Já é 2024 mas eu gosto desse top de melhores coisas.

    Ainda não li esse que você colocou como primeiro apenas, os 3 primeiros volumes de Anne With An E, que é tão lindo, o modo como a Lucy escreve é muito gostoso de ler. Apesar de ter gostado do filme da Barbie, não tenho certeza se colocaria ele como o primeiro lugar, mas também não sei qual seria o melhor filme de 2023, gostei muito de Jogos Vorazes: a cantiga dos pássaros e também de Elementos.

    Não vi muitas mas uma que finalizei foi Breaking Bad por causa do meu marido e até que gostei bastante. Quero muito ver Spy Family porque vi e ouvi tanto sobre, mas confesso que faz um tempo que não acompanho anime, mas esse ano vai. Eu não conhecia esse que colocou em primeiro lugar, mas já está na minha lista de desejos da steam, os outros dois eu jogo e já joguei.

    Se ainda não oconhece meu blog é o Depois dos 28 estou acompanhando seu blog, sei que não é uma troca mas ficarei muito feliz se aparecer por lá, um grande abraço. 🫶🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li e resenhei toda a série de livros de Anne pq pra mim foi paixão avassaladora de tanto que amei essa personagem.
      Breaking Bad está na minha lista pra conhecer de tanto que as pessoas falam bem e recomendam, só falta eu começar, haha.
      O jogo Twinsen é bem específico, não é todo mundo que vai gostar pq ele é antigo (de 97), mas vão lançar um remake dele com gráfico atualizados, daí sim vai valer a pena conhecer ;D

      Beijão!

      Excluir