Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)


Sobre o Filme


Jogos Vorazes: Em Chamas é um filme de ação e ficção científica que foi dirigido por Francis Lawrence e distribuído pela Lionsgate em 2013. É o segundo filme da série Jogos Vorazes. Foi baseado no livro Em Chamas da autora Suzanne Collins.

Após saírem vitoriosos da última edição dos Jogos Vorazes, a espetacular manobra de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) para sobreviverem foi vista como um ato de amor na Capital, mas nos distritos, foi encarada como uma atitude desafiadora perante o cruel governo, o que começou a inspirar algumas rebeliões em vários distritos.

Para acalmar os levantes, o Presidente Snow (Donald Sutherland) obrigou Katniss a consertar o que causou durante a Turnê da Vitória, tentando convencer toda a nação de que ela e Peeta estão profundamente apaixonados e que só fizeram aquilo porque não queriam perder um ao outro. Mas mesmo seguindo a orientação de Haymitch Abernathy (Woody Harrelson) e Effie Trinket (Elizabeth Banks) que conhecem o público, eles não são bem-sucedidos.

E quando acreditaram que seriam deixados em paz, Katniss e Peeta são obrigados a participar de uma edição especial dos jogos que ocorre a cada 25 anos, conhecida como o Massacre Quaternário, que reúne campeões de edições anteriores dos Jogos Vorazes. Essa edição será comandada pelo novo idealizador dos jogos, Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman), e reunirá um grupo interessante de vencedores profissionais como Finnick Odair (Sam Claflin), Johanna Mason (Jena Malone), Beetee (Jeffrey Wright), dentre outros.



Minha Opinião


A perfeita definição de uma ótima sequência! Jogos Vorazes: Em Chamas consegue ser ainda melhor do que o primeiro filme ao explorar o conflito político da história mais profundamente e expandir bastante o universo distópico criado por Suzanne Collins.

Aqui nós acompanhamos as consequências do que Katniss foi forçada a fazer ao final do primeiro filme, e é isso o que move toda a trama neste segundo longa, não apenas para ela, mas para toda a nação de Panem. Essas consequências trazem responsabilidades, o que vai fazer Katniss se sentir responsável por cada tortura e morte que o governo opressivo infringe à população que se manifesta.

É muito interessante observar que, por mais que esse filme envolva Katniss e Peeta competindo nos jogos novamente, ele definitivamente não parece uma repetição do primeiro. Eles partem do princípio que o telespectador já sabe como os jogos funcionam e aproveitam a oportunidade para explorar novos conceitos que aquela arena tem para oferecer.


Eu gostei bem mais da visão do novo diretor para essa quadrilogia, principalmente porque ele corrigiu a questão da câmera instável que foi bastante criticada pelo público no primeiro filme, haha. Além do fato de que não senti a história maçante antes de chegarmos à arena como eu senti um pouco no livro Em Chamas, quando tem tantas apresentações de novos personagens e explicações do que está acontecendo no país.

O diretor criou uma atmosfera incrível, adicionou cenas, efeitos e situações muito gratificantes que conseguiu impressionar tanto aos fãs quanto aos expectadores de primeira viagem. Um filme que leva a refletir sobre temas como injustiça social, banalização da violência e influência dos meios de comunicação, ao mesmo tempo em que nos empolga acompanhar a resistência dos oprimidos, agora rebeldes. Esse filme, felizmente, consegue realizar tudo isso muito bem.

Jogos Vorazes: Em Chamas deveria servir como exemplo de como fazer uma boa sequência.



JOGOS VORAZES: EM CHAMAS

Direção: Francis Lawrence
Distribuição: Lionsgate
Ano: 2013
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Sam Claflin, Jena Malone
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção Científica, Romance

Sinopse: Depois de vencer os Jogos Vorazes, Katniss Everdeen e Peeta Mellark têm de enfrentar a represália da Capital e decidir qual caminho tomar quando descobrem que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os Jogos Vorazes completam 75 anos e por isso é feito o terceiro Massacre Quaternário, uma edição com regras ainda mais duras. Katniss e Peeta se veem diante de uma situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas vidas, terão de proteger seus amigos e familiares, além de todo o povo de Panem.


Série THE HUNGER GAMES
  1. The Hunger Games (2012) — Jogos Vorazes
  2. The Hunger Games: Catching Fire (2013) — Jogos Vorazes: Em Chamas
  3. The Hunger Games: Mockingjay – Part 1 (2014) — Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
  4. The Hunger Games: Mockingjay – Part 2 (2015) — Jogos Vorazes: A Esperança – O Final


0 comments