Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (2015)


Sobre o Filme


Jogos Vorazes: A Esperança – O Final é um filme de ação e ficção científica que foi dirigido por Francis Lawrence e distribuído pela Lionsgate em 2015. É o quarto e último filme da série Jogos Vorazes. Foi baseado na segunda metade do livro A Esperança, de Suzanne Collins.

Com a nação de Panem em plena guerra civil, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) decide criar uma resistência rebelde com um grupo de amigos próximos, denominados “Esquadrão 451”, para derrubar o presidente Snow (Donald Sutherland). Ela reúne Gale (Liam Hemsworth) e Finnick (Sam Claflin) que são de confiança. Mas o que ela não esperava é que a presidente Coin (Julianne Moore) fosse obrigá-la e aceitar Peeta (John Hutcherson) em seu esquadrão, mesmo que ele tenha passado por uma lavagem cerebral na Capital e esteja desconfiado de tudo e todos.

Eles arriscam suas vidas para se aproximar do palácio presidencial, enfrentando armadilhas mortais, inimigos e muitas perdas pelo caminho, obrigando Katniss a fazer escolhas morais pelo bem da missão, desafiando-a mais do que qualquer coisa que ela já enfrentou antes. Sua relação com Peeta, que mudou drasticamente e agora não é mais a mesma, também se torna um grande desafio para ambos nessa jornada.

Porém, mais surpresas a aguardam, traições são reveladas, o que faz Katniss enxergar que todo o seu esforço para se manter no lado certo da história, na verdade, podem desencadear novos problemas. É por isso que, numa reviravolta surpreendente, ela resolve ir contra tudo aquilo que batalhou tanto para conquistar, a fim de impedir que uma nova ditadura comece.



Minha Opinião


O filme Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (não vou nem comentar esse título cafona) atesta que o desfecho da franquia não precisava ser dividido em duas partes. Talvez juntas teriam sido um filme incrível, mas separados ficou muito desigual, com vários momentos neutros e pouca ação na primeira parte, e muita ação e poucos momentos neutros nessa segunda parte.

A própria Capital virou uma espécie de arena dos Jogos Vorazes, palco de uma batalha televisionada. Armadilhas são espalhadas pela cidade, o que vai dificultar para Katniss de atingir seu objetivo, voltando ao formato que consagrou a franquia.

Temos uma guerra psicológica e de propaganda, com cada lado do conflito (Coin e Snow) manipulando e usando as informações a seu bel-prazer, de acordo com seus próprios interesses, diante de um público que acompanha tudo e se deixa levar pelas aparências. Isso foi interessante de ver por que nós expectadores – através de Katniss – fazemos parte disso, acreditando em uma coisa, para depois sermos surpreendidos com revelações que nos levam a repensar tudo.


Assim como no livro, sacrifícios são feitos, tirando de cena personagens tão importantes para Katniss – e para o público. Eu entendo que o intuito é deixar claro que a vida de um símbolo da resistência é marcada por traumas e perdas, mas não custava nada essas perdas serem mais sentidas e lembradas depois que a poeira baixou. O filme reflete fielmente o que foi retratado no livro, e eu continuo me incomodando com isso.

Bom, apesar de eu ter achado essa conclusão mediana, ainda assim não torna a saga inteira menos maravilhosa e uma das minhas favoritas, do tipo que vou querer reler os livros e reassistir os filmes sempre que bater a saudade.



JOGOS VORAZES: A ESPERANÇA – O FINAL

Direção: Francis Lawrence
Distribuição: Lionsgate
Ano: 2015
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Julianne Moore, Donald Sutherland
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção Científica, Romance

Sinopse: Ainda se recuperando do choque de ver Peeta contra si, Katniss Everdeen é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin. Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow. Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para leva-los adiante, precisa da ajuda de Gale, Finnick, Cressida, Pollux e do próprio Peeta, enviado para compor a sua equipe.


Série THE HUNGER GAMES
  1. The Hunger Games (2012) — Jogos Vorazes
  2. The Hunger Games: Catching Fire (2013) — Jogos Vorazes: Em Chamas
  3. The Hunger Games: Mockingjay – Part 1 (2014) — Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
  4. The Hunger Games: Mockingjay – Part 2 (2015) — Jogos Vorazes: A Esperança – O Final


0 comments