Sobre o Filme
Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 é um filme de ação e ficção científica que foi dirigido por Francis Lawrence e distribuído pela Lionsgate em 2014. É o terceiro filme da série Jogos Vorazes. Foi baseado na primeira metade do livro A Esperança, de Suzanne Collins.
Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) conseguiu sobreviver duas vezes à terrível arena dos Jogos Vorazes, mas a um custo muito alto. O seu lar, o Distrito 12, foi completamente destruído pela Capital, junto com 90% da população que ali vivia. Sendo assim, ela e os sobreviventes remanescentes precisaram se refugiar no Distrito 13, que não apenas existe, mas segue firme fora do controle da Capital por tantas décadas. Atualmente é comandado pela presidente Alma Coin (Julianne Moore).
Separada de Peeta (Josh Hutcherson) que está sendo controlado e possivelmente torturado pela Capital, Katniss luta para manter a sanidade naquele lugar fechado e claustrofóbico sem poder fazer nada para resgatá-lo. Sua única opção é concordar em ser o Tordo, o símbolo da rebelião que irá unir todos os Distritos contra o poder da Capital.
A população sofre nas mãos do presidente Snow (Donald Sutherland), que busca manter a ordem infringindo o terror, bombardeando hospitais e executando em praça pública todos aqueles que estiverem portando o símbolo do Tordo, claramente culpando Katniss por isso, que de fato se sente responsável por cada morte. Ela só consegue ter um pouco de paz quando finalmente resgatam Peeta, mas o que esse reencontro a aguarda não era exatamente o que ela esperava.
♦
Minha Opinião
Em meados de 2010, a indústria cinematográfica passava por uma remodelagem em relação às adaptações literárias para as telas. O último livro que concluía uma saga estava sendo dividido em duas partes. Vimos isso acontecer com Harry Potter e Crepúsculo, que alcançaram um gigantesco sucesso financeiro, e isso levou a Lionsgate pelo mesmo caminho com relação à finalização de Jogos Vorazes.
Porém, não havia material suficientemente interessante para A Esperança – Parte 1, que ainda não podia contar com as grandes cenas de ação e a finalização definitiva do livro. Só restou focar nos vários discursos de Coin, entrevistas televisivas de Peeta e no quanto Katniss estava angustiada e sofrendo, coisas que acabaram ficando bem repetitivas.
Ainda assim, eu achei que eles conseguiram contornar bem esse problema quando decidiram não apenas mencionar (como nos livros), mas mostrar os Distritos se rebelando, cada um à sua maneira. Gosto quando eles introduzem essas cenas que não existem nos livros porque só acompanhamos o ponto de vista de Katniss, mas sabemos que existem. A cena de Katniss cantando “Árvore-Forca” e depois mostrando a música também sendo cantada pelas pessoas nos distritos como um símbolo de resistência, força, luta e coragem é uma das minhas favoritas até hoje.
A primeira parte dessa finalização – o começo do fim – foge bastante do que vínhamos acompanhando até então, que era Katniss livre na natureza. Assim como no livro, a maior parte da história nesse filme se passa no bunker do Distrito 13. Temos uma paleta de cores bem triste, com muito cinza, azul e marrom, além de escuridão, o que ajuda a contribuir para o estado de melancolia de Katniss.
Essa completa mudança de tom, comparado com Jogos Vorazes e Em Chamas, não vai agradar a todos, ainda que seja o que o livro exige. E a coisa fica pior quando sabemos que não teremos uma “recompensa” pra tanto sofrimento, que seria a finalização. Mas acredito que, como o filme conseguiu introduzir mais cenas de ação do que se esperava, a produção conseguiu ficar equilibrada e razoável.
Direção: Francis Lawrence
Distribuição: Lionsgate
Ano: 2014
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Philip Seymour-Hoffman, Julianne Moore
Gênero: Ação, Aventura, Distopia, Ficção Científica, Romance
Sinopse: Após ser regatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow, Katniss Everdeen está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe e da irmã, Prim. A presidente Alma Coin e Plutarch Heavensbee querem que Katniss assuma o papel do Tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta, desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark e os demais vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.
Série THE HUNGER GAMES
- The Hunger Games (2012) — Jogos Vorazes
- The Hunger Games: Catching Fire (2013) — Jogos Vorazes: Em Chamas
- The Hunger Games: Mockingjay – Part 1 (2014) — Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1
- The Hunger Games: Mockingjay – Part 2 (2015) — Jogos Vorazes: A Esperança – O Final
0 comments