Sobre o Livro
Anne de Avonlea é o segundo livro da série Anne de Green Gables, escrito pela autora canadense Lucy Maud Montgomery e publicado originalmente em 1909. Um das suas tantas versões é a da editora Ciranda Cultural, lançada em 2020.
Na trama, agora acompanhamos Anne trabalhando como professora na escola de Avonlea. Ela decidiu adiar seus planos de ir para a faculdade para continuar em Green Gables ajudando Marilla, depois da morte de Matthew.
Anne conhece o novo vizinho ranzinza, o Sr. Harrison e seu papagaio desbocado Ginger; assim como também se torna responsável, junto com Marilla, pelos gêmeos Davy e Dora que vão morar em Green Gables após a morte da mãe que tinha uma ligação de parentesco com Marilla. A menina é comportada, mas o menino gosta de se meter em encrencas, o que vai se tornar um verdadeiro desafio para as duas.
Além de descobrir as delícias e dificuldades de ser professora e participar na criação de Davy e Dora, Anne decide fundar a Sociedade de Melhorias de Avonlea, junto com Gilbert, Diana e Fred Wright. Os amigos conseguem várias doações dos moradores e melhoram alguns pontos da cidade, muito embora nem todas as mudanças tenham sido um sucesso.
♦
Minha Opinião
Anne começa o livro com 16 anos, quando se torna professora de Avonlea, e termina com 18 anos, quando parte para a faculdade. Não mais uma criança infantil, agora Anne está amadurecendo ligeiramente, embora ainda não possa evitar se meter em uma série de atrapalhadas como vender a vaca do Sr. Harrison após confundi-la com a sua, acidentalmente esfregar tinta vermelha no nariz, ou ficar presa no telhado de um celeiro enquanto espiava pela janela da despensa.
Como próprio de um livro infanto-juvenil, ele tem várias lições de moral e um caráter didático que ensina as crianças a se comportarem. As sucessivas vezes que Anne erra e aprende com seus erros não apenas cumprem com esse propósito, mas também a humanizam. Ela é transformada em uma jovem normal, capaz de errar, além de ter uma narrativa centrada em locais domésticos e escolares. Tudo isso a aproxima do leitor.
“Há muitas Annes diferentes dentro de mim. (…) Se eu fosse apenas uma Anne, seria muito mais cômodo, mas eu não seria nem um pouco interessante quanto sou.”
Anne de Avonlea é um livro com poucos acontecimentos grandiosos na trama, dado o caráter de vida provinciana e cotidiano ameno, mas com uma narrativa muito gostosa e leve, daquela que nos relaxa e proporciona uma sensação de volta a infância, ideal quando precisamos sentir que há coisas boas e alegres no mundo. Uma boa pedida para quem busca histórias de personagens em formação ao estilo “Pollyanna” e “Mulherzinhas”. Estou adorando conhecer cada vez mais a Anne e quero continuar acompanhando seu crescimento.
Autor: Lucy Maud Montgomery
Tradução: Rafael Bonaldi
Editora: Ciranda Cultural
Ano: 2020
Gênero: Histórico, Infantojuvenil, Romance
Sinopse: Agora com 16 anos, sentindo-se quase adulta, Anne está prestes a começar a lecionar na escola de Avonlea, a realidade de seu trabalho torna-se um teste para seu caráter, surgindo várias dúvidas quanto ao seu futuro. Ela conquistou o amor do povoado, não deixando de se meter em diversas confusões, além de se tornar uma ativa participante de uma associação para melhorias em Avonlea. Seu espírito e sua imaginação vibrante a colocam em uma incansável busca por “almas gêmeas” e em contato com novos personagens. Enfim, Anne decide deixar tudo para ir atrás de seu grande sonho.
Série ANNE OF GREEN GABLES
- Anne of Green Gables (1908) — Anne de Green Gables
- Anne of Avonlea (1909) — Anne de Avonlea
- Anne of the Island (1915) — Anne da Ilha
- Anne of Windy Poplars (1936) — Anne de Windy Poplars
- Anne’s House of Dreams (1917) — Anne e a Casa dos Sonhos
- Anne of Ingleside (1939) — Anne de Ingleside
- Rainbow Valley (1919) — Vale do Arco-Íris
- Rilla of Ingleside (1921) — Rilla de Ingleside
0 comments