Sobre o Livro
Anne de Green Gables é o primeiro livro da série de mesmo nome, escrito pela autora canadense Lucy Maud Montgomery e publicado originalmente em 1908. Uma das suas tantas versões é a da editora Ciranda Cultural, lançada em 2020.
Acompanhamos a história de Anne Shirley, uma garota órfã que se define como feia, magricela e ruiva. Aos 11 anos de idade, ela já passou por várias famílias diferentes, mas sempre foi devolvida para o orfanato. Dona de uma grande imaginação, Anne nunca perdeu a esperança de encontrar um lar, mesmo sendo maltratada e desprezada por todos. Finalmente, ela é adotada pelos irmãos idosos Marilla e Matthew Cuthbert, o que a faz muito feliz, antes de saber que foi um engano porque os irmãos esperavam um menino.
Ao chegar à fazenda de Green Gables, Marilla deseja devolvê-la imediatamente, para grande tristeza de Anne. Porém, apesar da frieza, Marilla tem bom coração e, ao conhecer Anne melhor e saber tudo o que ela já passou na vida, afinal muda de ideia e resolve ficar com a menina.
Marilla: “Eu digo que não. Que bem ela nos faria?”Matthew: “Talvez nós façamos algum bem a ela.”
Anne é sonhadora, espontânea e muito emotiva. Na sociedade de 1908 que não aceita nada fora do padrão, suas principais características serão apontadas como seus maiores defeitos. Apesar do grande desafio que tem à frente, Anne não desanima e vai conquistar toda a pequena cidade de Avonlea com seu jeito único de ser.
♦
Minha Opinião
Anne começa o livro com 11 anos, quando chega em Green Gables, e termina com 16 anos, quando se forma na escola e consegue uma licença para trabalhar como professora. Sem grandes acontecimentos bombásticos, a história dessa série é tranquila e doce para relaxar. Nós simplesmente acompanhamos uma menina finalmente tendo oportunidades pela primeira vez na vida e usufruindo disso intensamente com muita gratidão.
Ela tem muito carisma, é tagarela e tem uma imaginação muito fértil, não deixando de dividir o mundo encantado que cria com seus amigos da escola, levando-os a enxergarem o mundo de um modo mais romântico e mágico. Anne não apenas conquista a admiração deles, mas também faz uma nova melhor amiga para sempre, Diana Barry. Porém, seu jeito intenso e emotivo de ser também a leva a se ofender profundamente quando seu colega Gilbert Blythe faz piadas com seu cabelo ruivo, e jura nunca perdoá-lo.
"Não é maravilhoso pensar em todas as coisas que ainda temos de descobrir? É o que me deixa feliz por estar viva... Este mundo é tão interessante. Não seria nem metade do que é se soubéssemos tudo, não é mesmo? Aí não haveria espaço para a imaginação, não é?”
Os personagens mais velhos que educam Anne não só tem muito a ensinar a ela, como também tem muito a aprender com ela. Marilla pode parecer rigorosa, mas tem um grande coração. Matthew é mais calado e na dele, mas Anne conquista-o de um jeito que ninguém mais conseguiu fazer, fazendo-o se tornar um verdadeiro pai para ela. A senhora Rachel Lynde é cheia de opiniões, julgamentos e certezas, mas até mesmo ela vai se encantar com Anne e aprender bastante com a menina a ponto de defendê-la.
A autora Lucy Maud Montgomery usou de suas próprias experiências na infância para criar a história de Anne. Sem mãe e com um pai ausente, ela passou muito tempo sozinha dando asas à imaginação e romantizando o mundo em que vivia, a área rural da Ilha do Príncipe Edward, no Canadá em 1881. Então o interessante é que a autora realmente viveu a sociedade e a época que ela retrata nos seus livros.
Autor: Lucy Maud Montgomery
Tradução: João Sette Camara
Editora: Ciranda Cultural
Ano: 2020
Gênero: Histórico, Infantojuvenil, Romance
Sinopse: Anne é uma pobre órfã que foi enviada por engano para a fazenda de Green Gables, pois os irmãos Marilla e Matthew tinham a intenção de adotar um menino para auxiliar nos trabalhos domésticos. Com pena da pobre garota, os dois resolvem mantê-la na fazenda ao descobrirem que, definitivamente, era uma menininha diferente de todas as outras. Com seus longos cabelos ruivos, seus olhos verde acinzentados e uma imaginação que lhe permite viver muitas fantasias, mas que a coloca em muitas confusões também, Anne traz reflexões e pensamentos pertinentes sobre os obstáculos e as escolhas da vida de qualquer pré-adolescente.
Série ANNE OF GREEN GABLES
- Anne of Green Gables (1908) — Anne de Green Gables
- Anne of Avonlea (1909) — Anne de Avonlea
- Anne of the Island (1915) — Anne da Ilha
- Anne of Windy Poplars (1936) — Anne de Windy Poplars
- Anne’s House of Dreams (1917) — Anne e a Casa dos Sonhos
- Anne of Ingleside (1939) — Anne de Ingleside
- Rainbow Valley (1919) — Vale do Arco-Íris
- Rilla of Ingleside (1921) — Rilla de Ingleside
0 comments