Passeios pela Bahia: Arraial D’Ajuda, Trancoso e Tôa Tôa

Dia 3: Quarta, 05/06

Nós recebemos algumas indicações do hotel de empresas que faziam alguns passeios ótimos e resolvemos aproveitar alguns. Nesse terceiro dia de viagem nós resolvemos conhecer Arraial D’Ajuda. Primeiro a empresa nos pegou no hotel de van e fomos para a Praia do Mucugê, em Arraial D’Ajuda. De manhã a maré estava baixa e era possível ver as rochas e algas marinhas, além de passear por ali tranquilamente.

Mais tarde a maré sobe, foi quando comecei a ver várias pessoas começando a alugar canoas e pranchas de stand up porque o mar é muito calmo, sem onda nenhuma. Aproveitei então a oportunidade para fazer stand up pela primeira vez na minha vida. Achei bem difícil remar com meus braços finos e desacostumados com exercício físico, hahaha, ainda mais porque estava ventando bastante e o mar me levava rápido para a esquerda, porém, eu achei divertido demais! É muito gostoso, uma sensação maravilhosa e agora quero fazer mais vezes, só preciso aprender a me equilibrar pra conseguir ficar de pé na prancha, haha.

Maré baixa de manhã cedo e depois começando a subir

Nós almoçamos peixe que estava muito bom do quiosque Cabana Arapati e voltamos para a van às 14h que nos levou para passear no Centro Histórico de Arraial D’Ajuda. Uma vila com mais casas históricas vendendo doces típicos e muito artesanato da região. Claro que tem também as famosas fitinhas que eles vendem para amarrar em cercas enquanto faz um pedido. Nós compramos algumas e fizemos isso.

Depois desse passeio a van nos deixou de volta no nosso hotel, onde nos arrumamos e pretendíamos sair, mas estava chovendo tanto que foi impossível sair, então ficamos no hotel mesmo, passeando um pouco por lá, jantando e aproveitando para descansar mais cedo do dia.

Dia 4: Quinta, 06/06

No dia seguinte fizemos outro passeio com a mesma empresa. Dessa vez um micro-ônibus nos pegou no hotel e nos levou até a Praia do Rio Verde, em Trancoso. Esse é um dos lugares mais famosos que é divulgado e que mais ouvimos falar, mas sinceramente achei que valeu a pena ir apenas para conhecer e dizer que já estive lá, mas não é um lugar que voltaria.

Não tem como não dizer que é belíssimo, a água realmente tem um tom esverdeado (como o nome da praia diz), mas demos azar que o tempo não ajudou muito nesse dia, ficou muito nublado a maior parte do tempo, ventando bastante e a água bem gelada. Sem falar que o lugar é extremamente caro, em qualquer quiosque você deixa um rim lá pra pagar a conta. Como eu disse, valeu a pena ir apenas para dizer que conheci Trancoso, mas não faria questão de voltar porque tem lugares bem melhores e com preço mais justo.

Depois da praia nos levaram para o Mirante do Quadrado ontem tem mais igreja, vila histórica com artesanato e lugares pra amarrar fitinhas (minha mãe brincou que se você ficar 10 minutos parado, os turistas vão amarrar fitinhas em você, hahaha). Dali nos levaram para uma Fábrica de Chocolate onde vemos através do vidro a preparação do chocolate e terminamos numa lojinha com preços superfaturados.

Finalmente nos deixaram no nosso hotel ao final da tarde e milagrosamente não choveu nessa quinta-feira a noite, o que possibilitou passearmos bastante pela Passarela do Álcool. Ela estava bem cheia e movimentada de turistas. Jantamos um lanche com batata-frita que foi a coisa mais “leve” que encontramos por ali e voltamos para o hotel.

E foi nessa hora que eu percebi que tinha ficado gripada, depois de andar no ar condicionado dois dias seguidos na van e no micro-ônibus. Mas foi só um leve incômodo, nada que me derrubou, passei a tomar remédios para gripe e continuar os passeios.

Dia 5: Sexta, 07/06

Nós ficamos sabendo de um lugar à beira-mar que é bastante animado para quem busca agitação e decidimos conhecer nesse dia porque ficava perto do nosso hotel. Ele se chama Complexo de Lazer Tôa Tôa, fica na Praia de Taperapuan. Escolhemos uma mesa e assistimos aos dançarinos no palco ao som de muito axé, participamos também dançando na pista com outras pessoas e até subindo no palco uma vez, às vezes eles ligavam umas bicas e jogavam água em quem estava na pista de dança, foi muito divertido. O lugar é ótimo para quem quer animação, agitação, dançar, brincar e se divertir.

Almoçamos por lá, mas apesar do prato dizer que servia duas pessoas, ali tinha comida para três ou quatro pessoas tranquilamente. É sempre muito farto assim em todos os lugares, você sai se sentindo lotado de tanto que come. Depois fomos passear um pouco pela praia onde conhecemos um argentino que veio bater papo com a gente, disse que gostava de calor e estava fugindo do frio na Argentina, haha, e estava viajando por toda parte no Brasil.

Depois voltamos para o hotel e minha mãe começou a se sentir mal, a comida não tinha caído muito bem pra ela, por isso decidimos não sair do hotel nesse dia e jantar algo leve por lá mesmo, eu pedi um misto quente e ela uma canja de galinha. Depois fomos dormir cedo pra ela se recuperar, afinal ainda tinham mais dias da viagem pela frente.

Eu e mamis  foto que o argentino se ofereceu pra tirar da gente com a desculpa de puxar conversa, haha

Estou adorando registrar essa viagem maravilhosa aqui no blog, para que eu me lembre dela para todo o sempre. Espero que também estejam curtindo e a próxima parte será a última!

2 comments

1. Lugar paradisíaco e único. Fiquei com vontade de visitar.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
    Instagram

Até mais, Emerson Garcia

ResponderExcluir
  2. Que delícia! Também estive em Arraial d'Ajuda em janeiro desse ano, amei e achei lindíssimo, mas muuuita coisa superfaturada mesmo!

Adorei o post e as fotos!