A primeira edição da Gamescom Latam


Entre os dias 26 e 30 de junho de 2024, aconteceu no São Paulo Expo a primeira edição da Gamescom Latam, que viria para ocupar o lugar do BIG Festival, mas sem acabar com ele totalmente, que ainda teria seu espaço dentro do evento. Eu não resisto a um evento de games, ainda mais quando ele é uma novidade, então eu fiz questão de ir nessa primeira edição.

O BIG Festival (Brazil’s Independent Game Festival) surgiu em 2012 e se tornou um dos mais importantes festivais de jogos independentes da América Latina. Eu só fui conhecer e ir pela primeira vez em 2019, que aconteceu no Clube Homs, na Avenida Paulista. Foi uma passagem rápida porque eu estava apenas acompanhando alguém, não fiquei muito tempo para explorar. Depois disso não voltei mais porque aconteceu a pandemia. E em 2022 eu soube que a Omelete Company (dona da CCXP) havia comprado o evento, mas manteria as coisas como estavam... por enquanto.


Finalmente em 2023 eu decidi ir ao BIG Festival para conhecer melhor de fato. Ele aconteceu no São Paulo Expo e eu me apaixonei pelo evento por conta de tantos jogos indies que estavam disponíveis para o público conhecer e jogar, afinal são os meus favoritos. Eu fiz um post sobre esse dia: BIG Festival 2023.

Então para 2024, eis que a Omelete Company faz uma parceria com a Gamescom original (Cologne, Alemanha), que é uma das maiores feiras de jogos da Europa e que também já tinha uma edição na Ásia (em Singapura), para criar uma edição nova na América Latina, a Gamescom Latam (São Paulo, Brasil). A proposta era atrair cada vez mais novos publishers grandes (Nintendo, Ubisoft, Epic Games etc.), mas ainda continuar com o espaço do BIG Festival dentro do evento onde reuniria os jogos de desenvolvedores independentes.


Eu só acho que, por ser a primeira edição, eles ainda estavam um pouco atrapalhados com algumas inscrições, pois quando abriram o credenciamento para imprensa, eu fiz a minha inscrição dentro do prazo, mas não me retornaram com a resposta, se fui aprovada ou não. Eu que precisei mandar um e-mail perguntando quando faltava uma semana para começar, mas daí já era tarde demais, me respondem que não tinham mais credencial. O que eu acho que aconteceu é que eles perderam a minha inscrição, já que não me deram uma resposta mais cedo, então só me restou comprar o ingresso para ir em um dia, mas se isso ficar se repetindo nas próximas edições, não sei se vou continuar indo e cobrindo o evento.


Bom, a feira em si não era muito grande em termos de espaço, em apenas um dia você já conseguia andar e conhecer tudo, e tinha um público de tamanho médio (pelo menos no dia que fui, numa sexta-feira), então deu para andar por lá tranquilamente, sem passar apertos ou ter que encarar grandes filas para participar de alguma ativação ou conhecer algum jogo que estivesse disponível para o público.

É nesse tipo de evento que eu conheço diversos lançamentos de jogos indies que acabam virando meus futuros vícios, hahaha, eu os adiciono à minha wishlist na Steam, e assim que ficam disponíveis, eu compro e passo muitas horas felizes jogando. Aqueles que se destacarem para mim e que acabam virando meus favoritos, eu faço questão de recomendar eles resenhando aqui no Livro de Memórias e no Resenhando Sonhos, para que mais pessoas conheçam.

Teve ainda a tradicional premiação do BIG Awards 2024, que reconhece os melhores jogos do ano, e os principais vencedores foram:


Então foram muitas descobertas de jogos (havia mais de 400 para testar), painéis e palestras que eu assisti com os indicados à premiação do BIG Festival, havia meet & great com creators, vários cosplayers, ativações de marcas, jogos de tabuleiro e campeonatos de eSports. Também reencontrei várias pessoas queridas que eu só esbarro nesses eventos, haha, enfim um dia muito agradável de forma geral, gostei bastante e valeu a pena ter ido.

A próxima edição já está confirmada e vai acontecer do dia 30 de abril ao dia 04 de maio de 2025, dessa vez no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Para quem quiser ficar sabendo das próximas novidades, acompanhe o site da Gamescom Latam.


0 comments