Após ter visitado a feira em 2022 (que estava vazia e não me surpreendeu) e em 2023 (que tinha muito mais atrações e estava cheio), mais uma vez senti a vontade de bater o cartão na Campus Party Brasil que voltou para a sua 16ª edição e aconteceu no dia 09 ao dia 14 de julho de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Eu acho incrível como esse evento funciona literalmente 24h por dia para quem resolve se tornar um "campuseiro" (alugar uma barraca e dormir lá no evento). Ao longo dos seis dias de evento, é possível encontrar programações tanto durante o dia (palestras, workshops, bate-papos, desfiles de cosplayers, batalhas de robôs), quanto durante a noite e madrugada (competições, karaokês, desafios, brincadeiras e muita diversão).
Para quem não conhece, a Campus Party Brasil é um evento de tecnologia, ciências e empreendedorismo. Um evento que costuma trazer discussões profundas sobre os avanços tecnológicos e os impactos da inovação em diversas esferas da sociedade. Um dos maiores focos dessa edição foi o uso da Inteligência Artificial (IA) nos dias de hoje, trazendo diversos palestras com especialistas renomados que exploram os desafios e oportunidades dessa área.
Como sempre, o evento estava dividido em três partes principais:
Área Open: Uma área aberta ao público geral, com entrada gratuita, com diversas atividades, estandes, workshops e palestras, com muito conteúdo e diversão para todas as atividades.
Área da Arena: Área destinada aos que adquiriram ingresso onde ficavam os principais palcos onde rolavam muitas palestras interessantes, workshops, competições, karaokê e principalmente para a galera fazer network. Esse ano não achei que havia uma grande exposição de CPUs customizadas (como no ano passado).
Área do Camping: Área onde ficavam as barracas, com aproximadamente 6 mil pessoas acampadas. O local é destinado principalmente aos que vieram de longe e precisam de um lugar para dormir, ao mesmo tempo em que podem participar das atividades e brincadeiras que rolam até mesmo de madrugada no evento.
Outros destaques incluem as famosas competições promovidas pela Robocore Experience (minhas favoritas de acompanhar) onde rolam diversas batalhas de robôs impressionantes e perigosas (peças voam e já vi robôs pegando fogo), mas tudo sempre muito bem controlado e seguro dentro da arena fechada. Outras modalidades de competições incluem os robôs seguidores de linha, sumô e jogo de hockey.
Pessoas muito mais antenadas nessa área de tecnologia e robótica talvez se interessem mais pelo evento do que eu, que fui mais para passear e assistir algumas batalhas de robôs apenas. É recomendado principalmente aos que querem fazer network ou buscam um primeiro contato com essa área. E a quem se interessar, a 17ª edição da Campus Party Brasil já está confirmada e vai acontecer em 2025 (ainda sem data).
0 comments