Últimos dias na Bahia: Praia do Espelho e passeios históricos

Dia 6: Sábado, 08/06

Enquanto eu estava postando Stories de que estava passeando pela Bahia, várias pessoas me mandaram direct recomendando fortemente que eu fosse conhecer a Praia do Espelho, então sugeri esse passeio para a minha mãe que entrou em contato com aquela mesma empresa, após ela me dizer que tinha acordado se sentindo um pouco melhor nesse dia. Assim, a van nos pegou no hotel e nos levou até lá, numa viagem que durou 1 hora, boa parte dela passando por uma estrada de terra com muita lama por conta da chuva, então foi sofrido o percurso, sacolejando muito.

Finalmente chegamos ao destino e eu já defini como a praia mais linda que eu já vi na minha vida! Foi a minha favorita dessa viagem disparado, então valeu muito a pena ter ido até lá. Que lugar incrível, lindíssimo, maravilhoso, eu fiquei muito impressionada. É cercada por muita natureza, o que torna tudo ainda mais lindo, eu queria fazer milhares de fotos e vídeos de cada cantinho.

De um lado tem as piscinas naturais quando a maré está baixa, água cristalina, dá para ver os corais, a areia fina. O sol também tinha saído, o que contribuiu para o lugar ser perfeito. Andamos a manhã inteira por lá, que é muito comprido. Depois voltamos para o quiosque para almoçar, pedimos porções por ser mais leve do que comida.

De tarde a maré já tinha subido, o que foi uma pena porque perdemos de ver uma famosa pedra com um furo no meio que tem por ali, onde as pessoas costumam tirar fotos, além dos coqueiros deitados que já estavam na sombra. Então a dica que eu dou é tentar conhecer todas essas coisas ainda na parte da manhã.

Ao final do dia voltamos direto para o hotel. Como era nosso último dia com o biquíni, eu decidi entrar na piscina do hotel pela primeira vez antes de ir tomar banho, pois não me perdoaria ter me hospedado naquele hotel belíssimo e não ter entrado na piscina nenhuma vez até então. Todos os dias estavam nublados e frios, por isso não tinha me animado em entrar antes. A água estava gelada como era de se esperar, mas fui tremendo mesmo, nadando bastante até esquecer um pouco o frio. Eu era a única louca fazendo isso, todos os outros hóspedes estavam só nas espreguiçadeiras me vendo, hahaha.

Naquela noite nós pretendíamos sair para passear, mas estava chovendo e parando o tempo todo, o que foi uma pena porque era nossa última noite, mas não teve jeito, tivemos que ficar no hotel de novo e jantar por lá.

Dia 7: Domingo, 09/06

Não sabíamos o que iríamos fazer nesse último dia porque o checkout do hotel seria às 12h, mas nosso voo seria apenas às 19h, então o que fazer nesse meio tempo com as malas? Fomos na recepção explicar nossa situação e perguntar se eles aceitariam que a gente deixasse as malas por ali até dar o nosso horário. Eles disseram que sim, porém sugeriram que, por um pequeno valor a mais, poderíamos continuar no quarto até o final do dia – mas sem dormir – até o horário do nosso voo, o que foi perfeito pra gente.

Então corremos pra nos arrumarmos e sair para fazer passeios culturais e históricos pelas redondezas, coisa que eu e minha mãe gostamos muito. Nós nos interessamos bastante pela História do Brasil, e Porto Seguro tem tudo a ver com isso, afinal foi o local onde Pedro Álvares Cabral chegou com sua tripulação ao Brasil em 1500.

Primeiro fomos no Memorial da Epopeia do Descobrimento, um pequeno museu que conta a história do “descobrimento” do Brasil, com vários mapas e objetos da época (tudo réplicas), inclusive do barco em tamanho real usado por Cabral e sua tripulação. Um guia nos acompanhou e explicou um pouco da história.

"Terra a vistaaaa!"

Depois voltamos para a Praia da Coroa Vermelha apenas para ver a famosa cruz (que obviamente não é da época) onde indica o local exato onde foi rezada a Primeira Missa do Brasil pelos portugueses, cercados por indígenas que observavam curiosos. Também fizeram ali por perto, no ano de 2000, um memorial de quando o Brasil completou 500 anos, que contou com a presença dos presidentes do Brasil (Fernando Henrique Cardoso) e de Portugal (Jorge Sampaio) na época.

Não parece grande coisa vendo assim, apenas um pedaço de madeira simples em formato de cruz, mas não é pelo objeto, e sim pelo significado. Fiquei arrepiada de estar num local de tanta história, dou muito valor pra isso.

Local exato da Primeira Missa do Brasil
Memorial de 500 anos do Brasil

Depois disso voltamos para perto do nosso hotel onde tinha uma escada com 100 degraus que levavam ao primeiro centro histórico da cidade, onde tem uma pequena igreja que é o local onde foi rezada a Segunda Missa do Brasil e onde fui fundada a cidade de Porto Seguro. Por ficar no alto, tem uma vista muito bonita.

Depois descemos e passeamos um pouco pela Passarela do Álcool, mas ainda era de tarde, então todas as lojas estavam fechadas. Então resolvemos terminar o passeio indo na famosa Sorveteria Coelhinho onde pedimos uma banana split que estava maravilhosa, um sabor diferenciado do sorvete que era muito bom, devíamos ter ido mais vezes ali durante essa viagem.

Local da Segunda Missa do Brasil e da fundação de Porto Seguro
Sorveteria Coelhinho, come to São Paulo!

Finalmente voltamos para o hotel às 15h, onde deu tempo de tomarmos banho e arrumarmos nossas malas tranquilamente, sem pressa. Saímos do hotel às 17h e fomos para o aeroporto, esperamos nosso voo às 19h e chegamos em Guarulhos às 21h. Entre o tramite de sair do avião, pegar o ônibus até o aeroporto, pegar as malas, encontrarmos meu padrasto que foi nos buscar, só fomos chegar em casa às 22h.

Apesar do tempo não ter ajudado muito nessa viagem (choveu a maioria dos dias) e alguns pequenos perrengues, não deixamos nada disso nos abalar e fizemos questão de curtir ao máximo cada um desses sete dias. Foi uma semana maravilhosa em que eu e minha mãe aproveitamos bastante, eu mal diferenciava o que era dia de semana e o que era final de semana, hahaha, foi tudo uma coisa só perfeita.

Amei demais conhecer a Bahia, conhecer Porto Seguro e suas redondezas, é uma viagem que valeu muito a pena e que nunca vou esquecer. Que venham ainda mais viagens!

2 comments

1. Lugares fabulosos e cheios de história. Gostei de conhecer e fiquei com vontade de experimentar sua banana split.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
    Instagram

Até mais, Emerson Garcia

ResponderExcluir
  2. Oi Renata! Que delicia de post com os registros da viagem! Cenários dignos de cartões postais, rs
    Que bom que conseguiram curtir mesmo com o mal tempo. Dependendo do meu humor, fico de cara fechada quando chove em alguma viagem, hahahahah