De Volta aos 15 (2022)


Sobre a Série:


De Volta aos 15 é uma série brasileira criada por Janaína Tokitaka, produzida pela Glaz Entretenimento e lançada em 2022 pela Netflix. Foi baseada nos livros De Volta aos 15 e De Volta aos Sonhos da influenciadora Bruna Vieira.

A série vai contar a história de Anita (Camila Queiroz), uma mulher de 30 anos que mora em São Paulo/SP em 2021 e está insatisfeita não só com a própria vida, mas também com os rumos na vida que seus amigos e familiares tomaram, acreditando não ser o ideal.

Após um desentendimento no casamento da irmã, ela se isola e começa a relembrar sua adolescência de quando a vida era mais fácil. Essas lembranças levam ao seu antigo floguinho, uma rede social na Internet que ela costumava manter para fazer postagens sobre sua vida. Ela resolve acessar e fica chocada quando ele, inesperadamente, a leva para o ano de 2006, quando tinha apenas 15 anos.

A Anita de 15 anos (Maisa), agora com corpo de adolescente e cabeça de adulta, morando novamente na sua cidade natal Imperatriz/MG e iniciando o primeiro ano do ensino médio, vê nisso uma oportunidade para fazer tudo diferente e mudar a trajetória de sua vida e a de seus amigos. Cada mudança no passado impacta diretamente o presente de todos, porém nem sempre para melhor.



Minha Opinião:


Eu acompanho a Bruna Vieira há muitos anos, desde que ela saiu de Leopoldina/MG e se mudou para São Paulo/SP, no final dos anos 2000, a fim de investir na carreira de influenciadora com seu blog Depois dos Quinze, seu canal no Youtube e seu Instagram; além também de se aventurar como escritora, escrevendo diversos livros teen que fizeram enorme sucesso entre os jovens.

Quando você acompanha alguém por tantos anos assim, é normal que você vibre com cada conquista dela, e foi o que me aconteceu quando fiquei sabendo que um dos romances dela viraria série pela Netflix. Eu sabia o quanto era o sonho dela isso se tornar realidade (ela já falou sobre isso diversas vezes nas redes sociais dela), e claro que fiquei muito feliz por ela e curiosa para assistir e saber como ficou.

A série é muito gostosa de assistir, bem leve, curta e divertida. É uma típica história adolescente com seus dramas escolares e familiares, mas especial por se passar no Brasil (ou seja, mais perto ainda da nossa realidade), e capaz de agradar mais de uma geração, em especial os Millennials e os da Geração Z.


A série é cheia de referências dos anos 2000. Redes sociais como o Orkut, o MSN e o fictício Floguinho (referência ao Flogão e Fotolog) estavam em alta no início da Internet, acessadas através de um computador de tubo da Anita. Os looks da época e a decoração dos ambientes (pôsteres nas paredes, fitas VHS, estilo emo, tênis all star, calças de cintura baixa, CD’s de bandas) são muito nostálgicos para quem viveu essa época.

Aliás, falando nos CD’s, a própria trilha sonora da série é uma nostalgia à parte tocando grandes sucessos da época como Pitty, Luka, KT Tunstall, Skank, Charlie Brown Jr. combinaram demais com a série e contribuíram bastante com a imersão na história. Maravilhoso!

As duas primeiras temporadas são bastante fiéis a toda essa estética, mas a terceira e última temporada foge em alguns momentos disso, acrescentando situações que não combinaram muito com o ano de 2009 em que a temporada se passa. Um exemplo é que foi inserida uma cena “girl power” de amigas se ajudando e se apoiando que, apesar de emocionante de ver na ficção, não foi muito condizente com a realidade da época (para se ter uma noção, 2009 foi o ano em que Geisy Arruda foi hostilizada na faculdade por causa da sua roupa, então não se falava muito em sororidade nessa época ainda, isso só viria a acontecer a partir de 2015).


Mas enfim, apesar de eu não ter me encantado tanto assim com o enredo (até porque não sou mais o público-alvo dessas histórias teens), eu adorei passar bons momentos relembrando os anos 2000 que foi toda a minha adolescência também e sentir no íntimo toda essa nostalgia. Uma produção brasileira muito bem-feita que merece ganhar o mundo.




DE VOLTA AOS 15

Criação: Janaína Tokitaka
Emissora: Netflix
Ano: 2022-2024
Temporadas: 3 | Episódios: 18 | Duração: 34-44 minutos
Gênero: Comédia, Drama, Série Brasileira, Teen

Sinopse: Anita é uma mulher de 30 anos que, ao revisitar seu blog de adolescente, acaba voltando no tempo para quando tinha somente 15 anos. Com a mente madura, ela tenta consertar diversas situações do passado. No entanto, cada pequena mudança pode impactar o futuro de todos, nem sempre para melhor.





4 comments

  1. Parece ser uma produção incrível e com muitos ensinamentos. Fiquei curioso em assistir.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das melhores tanto para a geração Z quanto para os millennials, e o melhor: brasileira! Vale muito a pena ;D

      Beeeijos!

      Excluir
  2. Aah! Eu ainda não assisti a série, apenas ouvi falarem por aí. Mas confesso que essa nostalgia em voltar para os anos 2000 sempre me deixou curiosa com o enredo. Lembra bastante "De Repente 30".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, foi toda a nostalgia dos anos 2000 que me conquistou hahahah e por ser brasileira, mais perto ainda da nossa realidade. Muito bom!

      Beijooos!

      Excluir