Bienal do Livro SP 2024 | Eventos


A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) onde se reúnem várias editoras brasileiras e estrangeiras que desejam apresentar seus títulos para o público. Em 2024 aconteceu a 27ª edição entre os dias 6 e 15 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Quem lê faz grandes amigos.

Eu fui pela primeira vez na Bienal em 2012, me apaixonei e desde então fiz questão de ir sempre que ela acontecesse em São Paulo. Bati ponto nas edições de 2014, 2016 e 2018. Não teve a edição de 2020 por conta da pandemia do covid-19. Em 2022 eu fui no primeiro dia do evento, mas dei azar de pegar covid lá e não pude mais voltar, haha. Finalmente na edição de 2024, que acabou de acontecer, eu pude curtir ao máximo como sempre fiz e adorei voltar a esse espaço tão caótico e querido.

Eu decidi ir nos dias 08/09 (domingo), 13/09 (sexta) e 15/09 (domingo). O que me surpreendeu foram os ingressos totalmente esgotados nos finais de semana, coisa que eu não lembro de ter visto acontecer nas edições anteriores. De fato, os corredores estavam bem cheios e tinha fila para tudo (para entrar nos estandes, para pagar no caixa, para ir ao banheiro), mas não achei que estava insuportavelmente apertado, felizmente a Bienal limitou o acesso antes que chegasse a esse ponto.


Dessa vez eu não me planejei para assistir qualquer bate-papo, encontrar com alguém ou pegar algum autógrafo como já fiz muito nas edições anteriores (preguiça de ficar me preocupando com isso, hahaha), então eu só fui para passear mesmo, olhar os estandes, os livros, me escandalizar com o preço de tudo (e deixar pra comprar só pela Internet como sempre).

E outra, atualmente eu estou bem desatualizada com novos influenciadores literários, não tenho acompanhado muitos e consequentemente também não estou por dentro dos lançamentos literários. Na realidade eu estou precisando retomar meu ritmo de leitura que tem estado bem devagar, mas é difícil porque eu também peguei gosto por fazer várias outras coisas (maratonar filmes e séries, conhecer mais animes e mangás, passar horas jogando vários jogos), então preciso conciliar tudo.


Mas eu fiz questão de encontrar pelo menos duas influenciadoras que eu gosto muito e que estariam na Bienal. A primeira é a Tami, do Resenhando Sonhos, porque eu escrevo para o blog dela e queria muito conhecê-la pessoalmente, então fiz acontecer e foi muito legal, ela foi muito simpática e querida. E a segunda foi a Nathy, streamer de foco e produtividade no NathyTaLendo, que também foi uma fofa e muito maravilhosa. Ambas me deram marcadores de página do trabalho delas que vou usar muito. Então, apesar da minha vergonha de falar com as pessoas, haha, fiquei bem feliz por não ter deixado isso me impedir e ido falar com elas.

Eu gostaria de voltar a estar atualizada dos lançamentos literários, conhecer mais influenciadores que falem sobre livros e que eu me identifique, e voltar a me dedicar à leitura. Eu faço o que posso, levando em conta o tempo que tenho disponível e todas as minhas outras paixões (isso que dá ser apaixonada pela cultura pop de um modo geral e estar sempre aberta a conhecer coisas novas desse meio), por isso que não fico me cobrando e respeito o meu próprio ritmo, uma das coisas boas que a maturidade me fez enxergar.


Mas enfim, apesar da lotação e dos preços altos, tanto dos livros quanto na praça de alimentação (já esperava e não foi nenhuma surpresa), eu gostei de ter ido e passeado por lá. É um dos meus eventos favoritos e não quero nunca perder essa animação que sinto sempre que for acontecer em São Paulo.


0 comments