Sobre o Jogo:
LIMBO é um jogo indie de plataforma 2D e quebra-cabeça que foi desenvolvido e distribuído pela estúdio dinamarquês Playdead em 2010. Tem tradução PT-BR e está disponível para PC, consoles e mobile.
O jogo é protagonizado por um menino que acorda em uma floresta sombria, sem ter ideia de como foi parar lá, e parte em uma jornada para procurar sua irmã desaparecida. O mundo em que ele se encontra é escuro e melancólico, caracterizado por tons de preto e cinza, criando uma atmosfera sombria e opressiva. Quase não se ouve som, utilizando-se de efeitos sonoros para amplificar o suspense de possíveis criaturas à espreita.
Ele avança através de vários cenários, seguindo sempre em frente. Em seu caminho o menino encontrará diversos obstáculos como perigosas armadilhas, criaturas macabras e até mesmo outras crianças iguais a ele que se unem para matá-lo. Para derrotá-los é preciso usar a lógica para resolver puzzles complicados e conseguir avançar para o cenário seguinte.
♦
Minha Opinião:
Eu não havia me interessado antes por LIMBO por pensar que se tratava de um jogo de terror feito para assustar, com inimigos sempre à espreita prontos para atacar o protagonista quando menos se esperava, mas eu não poderia estar mais enganada, a começar que o jogo não dá medo, ele é mais de mistério e suspense.
Eu sabia que ele sempre foi muito elogiado pelos fãs e as críticas são sempre positivas, o que aguçou minha curiosidade, então quando o jogo entrou em promoção pela Steam, eu finalmente resolvi aproveitar para comprar e jogar, a fim de conhecer por mim mesma, e a experiência que eu vivi foi nada menos que surpreendente.
Eu adoro jogos de quebra-cabeça e LIMBO possui vários com níveis de dificuldade que vão do médio até o difícil, mas nada impossível. É muito difícil atravessar os puzzles sem errar ou morrer inúmeras vezes, principalmente se você estiver jogando pela primeira vez, mas tudo isso faz parte do processo de aprendizagem e você não recebe uma punição propriamente dita, apenas ganha a oportunidade de tentar de novo e de novo até passar por aquele obstáculo.
Há simbolismos por toda parte. Para a Igreja Católica, "Limbo" é o lugar aonde pessoas vão após a morte antes de avançar para o Céu ou Inferno, então seria o lugar onde o protagonista estaria? Os cenários das fábricas nos remete onde crianças eram forçadas a trabalhar durante a Revolução Industrial. Enfim, o jogo deixa aberto à várias interpretações, sem que os desenvolvedores tenham confirmado ou negado qualquer uma dessas teorias criadas pelos fãs.
A simplicidade do visual de LIMBO esconde uma gameplay sensacional e grandiosa em todos os sentidos, onde qualquer pessoa poderá jogar mesmo sem estar muito familiarizado com esse tipo de jogo. Os comandos são muito fáceis e os desafios muito intuitivos, você consegue entender o que precisa fazer apenas observando o cenário, sem que nada precise ser dito. Caso tenha tempo, o jogador conseguirá zerar em apenas 5 horas de jogatina.
Com uma narrativa inteligente, fotografia e direção de arte impactantes, puzzles exigentes e divertidos, e uma boa escalada de dificuldade, LIMBO se torna uma ótima recomendação aos iniciantes em jogos de plataforma como eu, que buscam desafios na medida certa sem muita frustração e ótimos momentos de gameplay.
Desenvolvedor: Playdead
Distribuidor: Playdead
Lançamento: 2010
Jogadores: 1 pessoa (singleplayer)
Gênero: Aventura, Estratégia, Indie, Plataforma, Puzzles
Descrição: Sem ter certeza sobre o destino de sua irmã, um garoto entra no LIMBO. O jogo indie possui uma proposta simples, porém desafiadora. O jogador controla um menino sem nome e sem passado, e deve guiá-lo em uma jornada por um mundo desolado e cheio de perigos à espreita. Com uma atmosfera densa, LIMBO desafia o jogador a encontrar soluções criativas para os perigosos puzzles apresentados ao longo do caminho.
0 comments