Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts (2022) | Crítica


Post escrito em janeiro de 2022.

A Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts é um especial do serviço de streaming Max que foi lançado no primeiro dia de 2022, ano em que completa vinte anos do lançamento do primeiro filme da saga Harry Potter nos cinemas.

A minha adolescência foi na década de 2000, eu cresci lendo os livros e assistindo aos filmes nas estreias no cinema da saga Harry Potter, crescia e aprendia juntamente com os personagens, tínhamos exatamente a mesma idade, eu era a maior fã de carteirinha e podia passar horas falando sobre esse assunto de forma empolgada sem me cansar, então claro que esse especial de Harry Potter foi uma nostalgia muito grande para mim.

Foi maravilhoso poder ver alguns dos atores e produtores dos oito filmes se reencontrarem para conversar sobre essa saga que foi tão importante e marcante na vida de todos. Cada um conta como foi na época ser escalado para participar, o quanto gostaram de interpretar seus personagens, como essa experiência mudou a vida deles e o que levaram consigo para a vida após o término das filmagens.


Várias curiosidades mencionadas da época das gravações eu já sabia, então não chega a trazer muitas informações novas para quem acompanhou assiduamente, mas pode ser muito interessante não apenas para quem não era tão viciado assim na saga, mas também para as novas gerações que estão conhecendo agora.

Apesar de contar com a participação de vários atores memoráveis, ainda assim senti a falta de outros que também foram igualmente relevantes para a série como a Maggie Smith (Prof. McGonagall), Michael Gambon (Alvo Dumbledore), Imelda Staunton (Dolores Umbridge), dentre outros. É uma pena que não apareceram, mas também dá para entender que não dava para chamar todo mundo, afinal foi muita gente mesmo que passaram pelos oito filmes da saga.

“Podem estar assistindo Harry Potter daqui a 50 anos, facilmente. Infelizmente, eu não estarei mais aqui. Mas o Hagrid vai.” – Robbie Coltrane


E o especial também faz uma homenagem muito bonita a alguns dos atores que já faleceram como o Alan Rickman (Severo Snape), Helen McCrory (Narcisa Malfoy), Richard Harris (Alvo Dumbledore), e outros. Não tem como não ficar triste lembrando dos personagens deles que foram maravilhosos graças à atuação única deles.

Quem ganha destaque nesse especial, claro, é o trio protagonista: Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, que viveram Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, respectivamente. Temos momentos preciosos com eles compartilhando seus sentimentos em relação ao período de filmagens, falando suas impressões uns para os outros. Sentimos um forte senso familiar e de afeto entre todos os núcleos, dos coadjuvantes aos protagonistas, passando também pelos diretores.

A única crítica que tenho a fazer foi terem colocado a autora dos livros nesse especial falando um pouco sobre a saga. O depoimento dela é de 2019 e não foi gravado para esse especial especificamente. Mas mesmo que seja uma participação curta e rápida, ainda assim acho que era desnecessário e facilmente dispensável, dado seus posicionamentos recentes. Eu certamente não sentiria falta nenhuma.


Enfim, ainda assim, como um todo, esse especial é um prato cheio para quem ama Harry Potter, trazendo várias lembranças e nostalgias. Nem parece que já se passaram 20 anos desde que o primeiro filme foi lançado nos cinemas, afinal o amor e carinho por essa saga continua forte e inabalável mesmo depois de todo esse tempo. Sempre!




COMEMORAÇÃO DE 20 ANOS DE HARRY POTTER: DE VOLTA A HOGWARTS

Direção: Eran Creevy, Joe Pearlman e Giorgio Testi
Distribuição: Max
Ano: 2022
Duração: 1h42min
Gênero: Afetivo, Nostalgia, Sentimental

Sinopse: A retrospectiva especial "Harry Potter: De Volta a Hogwarts" reúne Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson e outros atores e cineastas dos oito filmes de Harry Potter para celebrar o aniversário de 20 anos do primeiro longa da franquia.


0 comments